Você está aqui:  / Peixes e frutos do mar / Saladas e molhos / Atum selado com salada fresca e vinagrete de milho

Atum selado com salada fresca e vinagrete de milho

O calor me inspira a criar combinações diferentes de saladas, que geralmente substituem os pratos quentes.

Além de alimentar os olhos, uma salada completa sacia a fome sem deixar o estômago pesado ou sobrecarregar o organismo que já está trabalhando para equilibrar a temperatura interna com a externa.

Para que não falte nenhum nutriente na refeição, o principal segredo é escolher ingredientes bem variados e coloridos, e sempre incluir uma fonte de proteína (carnes, queijos, leguminosas, castanhas e/ou grãos) e um tipo de carboidrato (arroz ou mix de cereais, pão/torradinhas, macarrão, cuscuz marroquino etc.).

O que acha deste prato lindo e fresquinho para dar conta desse calorão que está fazendo?

Não precisa nem de receita pra reproduzir essa lindeza, mas como bastante gente pediu, aqui está. Aproveita que é super fácil de fazer para impressionar o crush em um jantarzinho romântico! 😉

Atum selado com salada fresca e vinagrete de milho

400-500g. de atum fresco (aproximadamente 2cm. de altura)
4 colheres de sopa de molho shoyu
2 colheres de sopa de vinagre de arroz
Óleo de gergelim (ou azeite) a vontade

Para o vinagrete de milho:
1/2 xícara de milho cozido (de preferência fresco)
1/2 pimenta dedo de moça sem as sementes picada
1/2 cebola bem picadinha
1 colher de chá de cheiro verde bem picadinho
1 colher de sopa de azeite
3 colheres de sopa de vinagre claro (pode ser de vinho ou de arroz)
Sal e pimenta do reino a vontade

Para servir:
Folhas verdes (alface, rúcula, agrião etc.)
Pepino em fatias finas
Rabanete em tirinhas
Avocado sem casca e fatiado

Comece preparando o vinagrete: coloque todos os ingredientes em uma tigela, misture bem. Se quiser, deixe o pepino e o rabanete marinando neste molho. Reserve.

Em uma tigela que caiba o pedaço de atum, misture shoyu, vinagre e 2 colheres de sopa de óleo de gergelim. Bata rapidamente com um garfo até obter um molho homogêneo.

Corte o atum em dois pedaços e mergulhe-os nesta mistura, envolvendo bem todos os lados. Tampe a tigela ou cubra com um plástico filme e leve à geladeira para marinar por 15 a 30 minutos.

Depois deste tempo, retire-o da geladeira e aqueça uma frigideira com um fio de óleo de gergelim. Leve cada pedaço do atum à frigideira e sele-o rapidamente por cerca de 1 a 2 minutos de cada lado. O objetivo é formar uma camada mais clara na superfície do atum e deixar o centro ainda fresco. Se preferir, use uma bistequeira para deixar o peixe marcado.

Retire o atum da frigideira e repita com o outro pedaço.

Em um prato, sirva um punhado de folhas (eu usei a alface mizuna ou japonesa que acho linda), o avocado, o pepino e o rabanete. Por cima, arrume o atum (ele fica mais bonito cortado ao meio para mostrar bem o ponto perfeito de cocção). Finalize com o vinagrete.

Estas quantidades servem duas porções de aAtum selado com salada fresca e vinagrete de milho, que valem por uma refeição completa.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram