Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Brigadeirão super fácil da tia Marli

Brigadeirão super fácil da tia Marli

Eu tenho uma sorte enorme de ter nascido em uma família de bons cozinheiros. Além do fato de ter crescido comendo delícias em todas as casas, ainda aprendo inúmeras receitas que funcionam mesmo.

A tia Marli é irmã da minha Vó Ninha e ela sempre morou longe de mim. Mas a lembrança mais marcante que eu tenho (e com certeza que minha irmã e minhas primas também têm) é do brigadeirão dela. Cremoso, macio e deliciosamente chocolatudo, sempre fazia parte das visitas à casa dela.

Nunca tinha feito um brigadeirão e havia muito tempo que não comia um bom, mas escolhendo os pratos para a ceia de Natal do ano passado, empacamos na sobremesa. Minha mãe não gosta de chocolate, então decidimos que teria um pudim de leite. Então faltava alguma outra opção para as crianças, que só gostam de chocolate.

Não demorou muito para chegarmos ao delicioso brigadeirão da tia Marli!

Como eu nunca tinha feito, não tinha a receita. Foi então que pegamos com ela e garanti a sobremesa do Natal. Na hora em que postei, minha prima de Santos já decretou que seria também a sobremesa da ceia de Ano Novo.

Como não sou boba nem nada, é claro que eu topei na hora. Então o brigadeirão da tia Marli virou a sobremesa oficial das ceias de 2019. 😉

E já que muita gente pediu lá no Instagram (já segue o @CozinhandoPara2ou1 lá?), aqui está a receita querida. Comida de tia, de vó… já sabe como é, né? Simplesmente irresistível!

Brigadeirão super fácil da tia Marli

1 lata de leite condensado
1/2 lata de leite (de vaca)
3 colheres de sopa de chocolate em pó (ou 1 e 1/2 de cacau em pó)
3 gemas
Granulado de chocolate ou nibs de cacau para servir

Comece untando com manteiga uma forma pequena de pudim (com buraco no meio). Eu gosto de polvilhar a manteiga com açúcar, como a gente faz com farinha para bolos, pois acho que fica mais fácil de desenformar. Reserve.

No copo do liquidificador, coloque os ingredientes nesta ordem: primeiro o leite condensado, depois o leite e então o chocolate em pó.

Quebre cada ovo de uma vez em uma tigelinha, separando as gemas, que também vão para o liquidificador, das claras (se não for usar, elas podem ir para um pote de vidro bem fechado e depois ao congelador por até 3 meses). Desta forma, você evita o risco de juntar um ovo estragado aos outros ingredientes e perder a receita toda.

Tampe o liquidificador e bata bem até todos os ingredientes estarem bem integrados.

Despeje o creme na forma, coloque-a sobre uma assadeira e preencha o fundo desta com uns 2 ou 3 dedos de água para fazer o banho-maria.

Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno preaquecido em 180°C por mais ou menos 1 hora minutos (ou até que o brigadeirão fique firme).

Se preferir, você pode cozinhar o brigadeirão na boca do fogão ou então na air fryer. (Clique nos links para acessar todas as dicas.)

Retire a assadeira do forno com cuidado pois a água vai estar bem quente. Espere esfriar e deixe na geladeira por pelo menos umas duas horas para gelar bem.

Na hora de servir, tire da geladeira e aqueça rapidamente a forma direto na chama do fogão. Passe com cuidado uma faquinha ao redor do brigadeirão, cubra a forma com um prato, segure firme e vire de uma vez para desenformar. Se precisar, dê uma chacoalhada firme sem deixar de segurar bem o prato e a forma.

Salpique a superfície do brigadeirão com granulado ou nibs de cacau e sirva em seguida. Caso sobre, mantenha na geladeira em pote bem fechado.

Estas quantidades rendem um brigadeirão pequeno.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram