Você está aqui:  / Saladas e molhos / Salada de ovos com maionese caseira a jato

Salada de ovos com maionese caseira a jato

Esta salada de ovos é uma maravilha: além de MUITO gostosa, ela é incrivelmente rápida de fazer. É isso mesmo, ela fica pronta em pouco mais dos 7 minutos em que os ovos cozinham.

E o grande pulo do gato desta receita é que a maionese caseira que a gente usa é feita em menos de 1 minuto. Eu sei que parece mentira, mas JURO que não é: uma maionese de verdade feita literalmente a jato. Melhor impossível, né?

É por isso que reservei esta sugestão para as festas de fim de ano. Assim, a gente consegue resolver rapidinho um dos pratos do cardápio caprichado e ainda impressiona os convidados! Uma alternativa a jato para substituir a maionese (ou “batatonese”) tradicional.

Ah, e se eu disser que a receita é da Rita Lobo, acho que você acredita, né? Estava babando nessa salada de ovos com maionese caseira desde que a vi preparando no programa Cozinha Prática. Pois logo comprei lindos ovos caipiras, fiz e comprovei: é mesmo muito boa!

Você precisa experimentar. 😉

Salada de ovos com maionese caseira a jato

3 ovos
3 colheres de sopa de maionese caseira (veja AQUI como fazer em 1 minuto!)
3 ramos de salsinha bem picadinha
Sal a vontade

O principal segredo para uma receita com poucos ingredientes é escolhê-los com carinho. Vale a pena pois isso garante um melhor resultado.

Para começar, vamos cozinhar os ovos. Leve uma panela média com água ao fogo alto. Quando a água ferver, com uma escumadeira mergulhe os ovos e diminua o fogo para médio – a água deve estar fervendo, mas o fogo não pode estar alto para evitar que os ovos batam no fundo da panela (se preferir, faça um furinho na casca da base de cada ovo usando um alfinete, isso evita que a casca rache ao entrar em contato com a água quente).

Cozinhe os ovos por 7 minutos. Enquanto isso, separe uma tigela com gelo e água. Lave, seque e pique fino a salsinha.

Aproveite para fazer a maionese — a receita bem explicadinha está aqui (clique no link marcado em laranja): Maionese caseira a jato (pronta em menos de 1 minuto!

Após o cozimento dos ovos, transfira-os para a tigela com água e gelo para cessar o cozimento e esfriar – assim fica mais fácil descascar.

Quando estiverem frios, descasque os ovos: bata delicadamente a base e a ponta dos ovos na bancada e role com cuidado para a casca rachar. Puxe e descarte os pedacinhos de casca mergulhando na água da tigela (ou sob água corrente).

Em uma tigela, misture bem a maionese com a salsinha picada. Corte os ovos em quartos, no sentido do comprimento. Corte cada quarto em três pedaços no sentido da largura e transfira para a tigela com a maionese. Misture com cuidado, prove e ajuste o sal – não se preocupe se as gemas se soltarem dos pedaços de ovo, a ideia é incorporar parte delas ao molho para ficar ainda mais cremoso.

Mantenha sempre na geladeira. Sirva a seguir com pães, legumes e salada de folhas.

Estas quantidades servem entre duas e três porções, dependendo dos acompanhamentos.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • Ariane

    /

    Muito bom, adorei!!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram