Você está aqui:  / Carnes / Sanduíches / Pernil assado com molho de tomate e cebola

Pernil assado com molho de tomate e cebola

Este pernil assado com molho de tomate e cebola é uma figurinha carimbada das festas na casa da Vó Ninha — não pode faltar nem nos aniversários nem no fim do ano. E é tão disputada que NUNCA sobra nada, nem do molho.

Geralmente é a primeira carne assada da ceia, feita uns dias antes pois assim temos tempo de congelá-la para ser cortada em fatias bem fininhas. Depois vai pro pirex com cebola e tomate refogados e pode ficar na geladeira por até dois dias antes de servir (não é aconselhado congelar novamente). Ah, e você pode servir quente ou fria, de acordo com a preferência.

Minha irmã monta um sanduíche no pãozinho até nas ceias, mas a gente também come no prato com arroz e farofa e fica uma delícia!

Pernil assado com molho de tomate e cebola

1 peça pequena de pernil suíno desossado (+/- 700g.)
1 e 1/2 colher de sopa de manteiga
1 ou 2 dentes de alho amassado ou bem picadinhos
1 limão grande ou 2 pequenos espremido(s)
2 tomates pequenos
2 cebolas pequenas
Sal e pimenta do reino a vontade

Coloque o pernil em uma assadeira coberta com papel alumínio ou em uma assadeira descartável.

Misture bem a manteiga com o alho, as ervas finas, sal e pimenta do reino, formando uma pasta. Espalhe-a sobre toda a superfície do pernil (em cima e embaixo). Regue com o caldo de limão, cubra com papel alumínio e, se possível, deixe marinar na geladeira de um dia para o outro ou por pelo menos umas 2 horas.

Depois disso, leve ao forno preaquecido em 280ºC por mais ou menos 1 hora (ou até a carne estar assada, com a superfície ainda clara).

Retire o papel alumínio, vire o pernil, regue a carne com o caldo da assadeira e retorne ao forno em 200ºC por mais 30 a 45 minutos para dourar a carne. Espete com um garfo para ver se a carne está macia.

Retire do forno e espere esfriar. Dica: para facilitar na hora de cortar fatias bem fininhas, você pode embalar a carne em saco plástico e congelar para cortá-la ainda congelada com uma faca bem afiada. (Para isso, programe-se com antecedência de pelo menos dois dias.)

Enquanto isso, prepare o molho de tomate e cebola. Corte o tomate em cubos e a cebola em rodelas finas. Coloque em uma panela com o molho da assadeira e deixe refogar rapidamente até que a cebola fique macia e o tomate não desmanche. Se precisar, tempere com sal e pimenta do reino.

Fatie a carne assada e arrume-as em uma travessa. Por cima, distribua o molho de cebola e tomate, espalhando bem. Sirva quente ou fria.

Esta quantidade serve bem até umas 4 pessoas, dependendo dos complementos. Nos aniversários geralmente a gente serve com pãozinho, fazendo sanduíches. No final de ano, fica uma delícia com arroz e farofa.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram