Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Molho pesto de dente de leão (PANC)

Molho pesto de dente de leão (PANC)

Domingão com direito a uma massa bem especial por aqui: nhoque de batata com pesto de Dente de Leão (sim, aquela plantinha de jardim que têm o botãozinho e a gente assopra, sabe?), tomatinhos confit e um restinho de ricota caseira.

Descobri que a dente de leão é uma PANC (Planta Alimentícia Não-Convencional) cheia de ferro e vitaminas. Então em vez de ir à feira, colhi uma boa mãozada de folhas e algumas florzinhas para preparar o almoço.

O sabor é bem marcante, acho que fica entre a rúcula/agrião (com um picantinho no fundo) e a escarola (com o amargor no fundo), por isso resolvi colocar a ricota para ajudar a equilibrar.

Já os tomatinhos entraram confitados com alho (ou cozidos no azeite em baixa temperatura) pois assim fica mais fácil do organismo absorver os seus nutrientes.

Um belo prato, cheio de sabor e de saúde, além de super econômico. Vale a pena experimentar! 😉

Molho pesto de dente de leão (PANC)

1/4 xícara de azeite extra virgem
1 xícara de folhas de dente de leão
1/4 xícara de nozes ou de castanhas do Pará
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (opcional)
1 dente de alho
Sal a vontade

Pique bem todos os ingredientes e misture-os bem.

Você pode fazer da forma tradicional, socando em um pilão que não seja metálico, ou agregando tudo no liquidificador ou em um processador de alimentos (parando e usando uma espátula para empurrar os ingredientes para baixo sempre que necessário).

Esta receita rende o suficiente para envolver duas porções bem servidas de massa (cozidinha al dente, é claro!). O pesto deve apenas lubrificar a massa, ela não precisa ficar mergulhada nele. E, como já tem queijo ralado nos ingredientes, não é necessário servi-lo a parte.

Este pesto pode ser congelado pronto. Para isso, coloque-o em forminhas de gelo, leve ao congelador e, quando ficar firme, retire da forma e guarde em sacos plásticos bem fechados. Para utilizar, descongele na geladeira de um dia para o outro e deixe em temperatura ambiente antes de envolver a massa. Caso vá utilizá-lo mais rapidamente, deixe na geladeira em pote tampado por até uns 5 dias.

Na foto, usei o molho pesto de dente de leão para envolver nhoques de batata e complementei o prato com uma colherada de Ricota caseira e Tomatinhos confitados. Para enfeitar, coloquei folhinhas e uma flor do dente de leão.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram