Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Chakalaca com fufu (ensopado de vegetais africano com bolinho)

Chakalaca com fufu (ensopado de vegetais africano com bolinho)

Esta é a minha tentativa de reproduzir um prato típico da África: Chakalaka com fufu. Um ensopado de legumes com feijão em molho picante super saboroso com gengibre, pimenta, páprica e curry. Para acompanhar, uma bolinha feita de amido de arroz com banana da terra, algo próximo de uma polenta bem firme.

Nunca tinha provado a culinária africana, mas há pouco tempo comi em um evento, adorei e quis fazer em casa.

Uma combinação incrível (o sabor quase neutro do fufu equilibra os sabores marcantes do chakalaka), super equilibrada nutricionalmente e naturalmente vegana, sem glúten, sem lactose e sem modismos malucos.

Porque nossa herança gastronômica é riquíssima! O grande segredo de uma alimentação realmente saudável é resgatar as tradições alimentares e evitar ao máximo o que a indústria quer nos empurrar com a desculpa dos zero isso e zero aquilo artificiais e cheios de aditivos que só nos fazem mal.

Comida saudável é, sim, acessível. A gente precisa cada vez mais disseminar a informação para que cada vez mais pessoas possam desfrutar desse saber milenar.

Vá mais à feira, compre mais dos pequenos produtores, redescubra receitas antigas, experimente mais e seja muito mais feliz! Esta aventura é uma delícia, literalmente. 😊

Chakalaca com fufu (ensopado de vegetais africano com bolinho)

Para o chakalaka:
1 cebola grande cortada em pétalas
2 dentes de alho amassados ou bem picadinhos
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 colher de chá de curry
1 colher de chá de páprica defumada
1 tomate sem sementes cotado em tiras
2 colheres de sopa de extrato de tomate
1 cenoura média em palitos
1 pimentão verde em tiras
1 /2 pimenta dedo de moça em tirinhas
1 e 1/2 xícara de feijão cozido sem tempero
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Para o fufu:
1 xícara de arroz cozido
1/2 banana da terra madura
1/4 de xícara de água
Sal a vontade

Comece processando bem o arroz com a banana e a água até obter um creme homogêneo. Coloque este creme em uma panela e reserve.

Aqueça uma panela com um bom fio de azeite e refogue a cebola com o alho, o gengibre, o curry e a páprica por uns 3 a 5 minutos.

Acrescente o tomate, a cenoura, o pimentão, a pimenta dedo de moça (se quiser menos picante, não coloque toda semente) e o extrato de tomate e deixe cozinhar por cerca de 10 a 15 minutos em fogo baixo.

Enquanto isso, leve o creme de arroz com banana ao fogo médio e, mexendo sempre, deixe cozinhar até engrossar. A massa precisa desgrudar do fundo da panela, mais firme que o ponto de brigadeiro. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco.

Junte o feijão cozido e misture tudo muito bem. Prove e tempere com sal e pimenta do reino. Deixe cozinhar por mais uns 5 minutos (se o caldo estiver muito grosso, coloque um pouco de água aos poucos).

Modele a massa de arroz em uma bola. Eu usei uma tigelinha redonda mas poderia ter usado um saco plástico grosso para embrulhar (tipo bombom com os lados enrolados). Se preferir, sirva o fufu com a colher mesmo, sem forma.

Coloque o fufu no prato e acompanhe com o chakalaka. Estas quantidades servem duas boas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram