Você está aqui:  / Sopas, cremes e caldos / Sopa oriental com guioza

Sopa oriental com guioza

Bate uma brisa fresca, esfria um pouquinho e já temos uma ótima desculpa para tomar uma sopa!

Ultimamente tenho consumido bastante guioza, então para variar um pouco o cardápio, preparei os guiozas com cogumelos e ervilhas tortas nadando em um caldinho bem temperado com cebolinha, alho, gengibre e missô. Para completar, adicionei ervilhas tortas.

Engraçado que amo comida japonesa e adoro sopas mas nunca tinha nem tomado essa versão oriental. Ainda bem que me lembrei desta opção em uma noite fresquinha que pediu um caldinho quente.

Uma improvisação que deu tão certo que já entrou para o cardápio da casa! E como fez sucesso no Instagram (já segue a gente lá?), aproveitei os ingredientes à disposição e refiz a receita sem improvizações para anotar todas as quantidades direitinho e postar.

Sopa oriental com guioza

10 a 12 guiozas prontos (veja AQUI como preparar em casa)
1/2 maço de cebolinha fresca
1 dente de alho bem picadinho ou amassado
1 colher de chá de gengibre ralado
1/2 cenoura pequena grosseiramente picada
50g. de cogumelos shitake desidratados
1 litro água
10 ervilhas tortas
2 colheres de sopa de molho shoyo
1 colher de sopa de missô (massa de soja fermentada)
Tofu em cubos (opcional)

Lave bem as cebolinhas e reserve cerca de 10 talos para finalizar. Pique grosseiramente o restante e coloque em uma panela.

Junte o alho, o gengibre, a cenoura e os cogumelos e complete com a água. Leve ao fogo médio por pelo menos 20 minutos para preparar um caldo.

Enquanto isso, corte as pontinhas das ervilhas tortas e puxe para retirar o fio que fica ao redor delas. Corte-as ao meio e reserve.

Depois que o caldo estiver com sabor, coe o líquido e retorne-o à panela. Eu retornei os cogumelos também. Quando ferver novamente, abaixe o fogo e junte as ervilhas tortas, o molho shoyo e o missô. Misture para dissolver bem o missô, cuidando para que não ferva.

Junte os guiozas e, se for usar, o tofu. Misture apenas até que os guiozas tenham aquecido. Desligue o fogo, coloque a cebolinha picada, prove e, se precisar, ajuste o sal. Sirva em seguida a sopa oriental com guioza.

Estas quantidades rendem duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram