Você está aqui:  / Acompanhamentos / Aves / Sem glúten / Vegetais / Abóbora recheada com quinoa e frango

Abóbora recheada com quinoa e frango

Dia desses, meu tio Du trouxe da chácara uma abóbora menina ou paulista super linda, cultivada por ele. É óbvio que ela merecia virar uma refeição à altura, né?

Para um almoço de domingo especial, preparei um recheio composto por mix de quinoa cozida com frango e ervilhas e finalizei com bastante ricota defumada ralada e um fiozinho de azeite. Para acompanhar, bastou uma bela saladona colorida com folhas e cenoura ralada.

Uma abóbora recheada que montou um prato colorido, completo e super bonito. Difícil de resistir!

Abóbora recheada com quinoa e frango

1 abóbora menina (paulista)
1/2 cebola em cubinhos
1 dente de alho amassado ou bem picadinho
1/2 xícara de frango cozido e desfiado (veja AQUI como fazer)
1/2 xícara de quinoa crua (usei o mix)
1 e 1/2 xícara de água
1/4 de xícara de ervilhas frescas ou congeladas
Ricota defumada ralada (ou outro queijo de sua preferência)
Azeite, sal e pimenta do reino

Lave bem a abóbora e corte-a no meio, no sentido do comprimento. A forma mais fácil de cozinhar a abóbora é usar o forno: basta colocar as metades com a casca para cima e levar ao forno preaquecido em 180ºC por cerca de 30 minutos ou até que a polpa esteja macia (o tempo exato vai depender do tamanho da abóbora e do seu forno).

Como estou sem forno, cozinhei em uma panela grande com água até a metade. Deixei cozinhar de um lado por cerca de 20 minutos e depois por mais 15 minutos do outro lado.

Enquanto isso, aqueça um fio de azeite em uma panela menor e refogue a cebola e o alho até que fiquem transparentes. Junte o frango, mexa e deixe refogar também por mais uns 2-3 minutos. Adicione a quinoa e a água e deixe cozinhar até quase secar.

Quando a água alcançar a superfície da quinoa, acrescente as ervilhas, mexa rapidamente e espere que a água seque completamente. Prove e tempere com sal e pimenta do reino.

Com uma colher, retire as sementes da abóbora e recheie com a quinoa cozida com frango e ervilhas. Jogue por cima a ricota ou o queijo ralado e sirva em seguida. Eu acompanhei de uma salada colorida.

Estas quantidades rendem duas porções da abóbora recheada.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram