Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegetais / Vegetariana / Berinjela oriental ao missô

Berinjela oriental ao missô

É com certo desconforto que digo que continuo não gostando de berinjela. Mas faço questão de reforçar que ainda não desisti de descobrir alguma forma de preparo que me agrade e me faça ter vontade de comê-la. É por isso que sigo tentando e insistindo.

Desta vez, resolvi misturar alguns ingredientes típicos da culinária oriental, de que sou super fã, para ver se finalmente me conquistava. E confesso que deu certo, viu? Curti bastante do resultado.

É uma combinação de sabores que para mim é tão perfeita que parece até mágica. A berinjela, ali no meio, nem fez muita diferença mesmo. Será que assim vale dizer que gostei de berinjela ou foi só o molho que me enganou?

Berinjela oriental ao missô

1 berinjela média
2 colheres de sopa de missô (pasta fermentada de soja)
1/3 xícara de saquê mirim
2 colheres de sopa de molho shoyo
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de cebolinha picada (usei a desidratada)
1 cebola roxa ralada
1 dente de alho amassadinho ou bem picado
1 a 2 colheres de chá de gengibre ralado
1 pimenta dedo de moça sem as sementes bem picadinha
Cebolinha fatiada e gergelim tostado bem fininha para servir
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Lave bem a berinjela e corte-a em tiras não muito finas.

Em uma tigela grande, misture o missô com o saquê, o shoyo, o mel e a cebolinha, dissolvendo tudo muito bem. Tempere com pimenta do reino, mergulhe as tiras de berinjela nessa marinada e deixe descansar por pelo menos 30 minutos na geladeira.

Depois disso, aqueça um fio de azeite em uma panela e coloque a cebola para refogar. Quando começar a dourar, junte o alho, o gengibre (coloque 1 colher e reserve a segunda) e a pimenta. Quando começar a dourar, adicione a berinjela (sem o molho) e espere começar a tostar todos os lados.

Regue a berinjela com a marinada.  E deixe cozinhar até reduzir e engrossar o molho. Prove e, se precisar, corrija o sal. Se quiser, coloque o restante do gengibre.

Sirva em seguida a berinjela oriental ao missô, regando com um pouco do molho e salpicando a cebolinha fresca e o gergelim por cima.

Estas quantidades servem duas boas porções de berinjela oriental ao missô.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram