Você está aqui:  / Carnes / Massas e molhos / Macarrãozinho com molho de carne (sem tomate)

Macarrãozinho com molho de carne (sem tomate)

Para um almoço-conforto, um belo prato de macarrãozinho com molho de carne moída sem nada de tomate. Um molho encorpado, temperadinho e super saboroso preparado com caldo de carne ou legumes.

Comida simples, baratinha e cheia de amor que remete às receitinhas feitas com afeto de mãe e de avó, uma preparação extremamente reconfortante para agradar as crianças (tanto as pequenas quanto as maiores, como nós!). 😉

Nesses dias friozinhos meio fora de época, é uma ótima opção. Prato totalmente inspirado no almoço da firma que comi lá na Alemanha, no final do ano passado.

Macarrãozinho com molho de carne (sem tomate)

50g. de bacon picadinho
1/2 cebola grande picada
2 dentes de alho picados ou amassados
1/2 cenoura média em cubinhos
250g. de carne moída ou bem picadinha com a faca
1 colher de sopa de limão espremido ou vinagre
1 colher de chá de maisena
2 xícaras de caldo de carne
1/2 colher de sopa de ervas finas desidratadas ou 1 colher de ervas frescas picadas
2 a 3 porções de macarrão curto
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça uma panela alta e coloque o bacon para fritar em sua própria gordura (se precisar, acrescente um fio de azeite). Antes que ele comece a dourar, junte a cebola, o alho e a cenoura para refogar. Neste dia não tinha cenoura em casa, então fiz sem.

Assim que a cebola começar dourar, acrescente a carne e o limão/vinagre, e misture bem para temperar por igual.

Deixe cozinhar em fogo baixo até a carne perder o tom vermelho (o vinagre ajuda a carne a ficar soltinha, sem grumos). Então, salpique a maisena sobre o refogado e mexa para misturar bem.

Adicione o caldo de carne, as ervas e tempere com sal e pimenta do reino. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, para apurar os sabores e engrossar um pouco o molho.

Sirva com uma massa curta (caracol/serpentini, fusili, penne, farfale) cozida al dente. Vai muito bem com queijo ralado por cima e uma fatia de pão para aproveitar toda a suculência do molho.

Esta receita é suficiente para 2 a 3 porções de massa. Mas, se sobrar, o molho pronto pode ser congelado por até três meses (coloque as porções individuais em potes bem fechados ou em saquinhos plásticos e leve ao congelador/freezer).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • Helen

    /

    Bom dia! Gratidão. Vou fazer depois te conto. Ja estou com aguá na boca.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram