Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Tortas e quiches / Vegetariana / Quiche de queijos com salada fresca de abobrinhas

Quiche de queijos com salada fresca de abobrinhas

Será que existe comida mais prática do que torta? Eu adoro tortas e quiches pois são fáceis e rápidas de preparar e, justamente por isso, uma solução rápida para um jantarzinho no meio da semana.

Meu truque nada secreto é aproveitar quando faço uma quiche para dobrar a receita e deixar uma congelada para aqueles dias de mais preguiça. Aí é só esquentar no forno enquanto tomo banho que o jantar está pronto.

Esta quiche de queijos é bem versátil: pode ser um lanche e acompanhada de uma salada vira um almoço levinho.

Para este caso, minha sugestão é complementar a quiche de queijos com uma saladinha diferente e refrescante feita com a abobrinha crua. Fica muito interessante!

Quiche de queijos com salada fresca de abobrinhas

Para a base da quiche:
1 xícara de farinha de trigo (pode ser o integral)
2 colheres de sopa de óleo vegetal (ou manteiga)
1 pitada de sal
Colheres de água para dar ponto à massa

Para o recheio de queijos:
1 ovo
100g. de creme de leite ou de requeijão ou de leite ou uma mistura desses ingredientes
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de queijo muçarela
2 colheres de sopa de queijo provolone
Sal e pimenta do reino a vontade

Para a salada fresca de abobrinhas:
1/2 abobrinha
2 colheres de sopa de limão espremido
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a vontade

Comece preparando a massa para a base da quiche. Coloque a farinha em uma bacia ou tigela, acrescente o óleo/manteiga e comece a amassar com uma colher ou garfo. Quando ficar uma farofa, acrescente uma colher de água e vá amassando com as mãos.

O objetivo é obter uma bola de massa, então vá acrescentando águas às colheradas e amassando bem antes de acrescentar mais. A quantidade depende muito da farinha, da umidade do dia e da qualidade da gordura que você usar (para mim, foram necessárias 4 colheres de água).

Com as mãos, vá espalhando a massa no fundo da uma forma de 20cm. de diâmetro ou de duas formas de 10cm. de diâmetro com fundo removível. Faça alguns furos com um garfo para que a massa não estufe e leve ao forno preaquecido em 180°C por 15-20 minutos ou até que a massa esteja com a superfície seca.

Enquanto isso, prepare o recheio. Bata o ovo com um garfo ou fouet até começar a espumar e incorpore o creme de leite, o leite, o requeijão ou a combinação deles que for utilizar. Acrescente os queijos ralados e tempere pimenta do reino (cuidado com o sal pois os queijos já são salgados!).

Cubra a base da quiche com esse creme e retorne ao forno até que o creme fique firme e a superfície esteja douradinha (cerca de 20-30 minutos, dependendo do tamanho).

Dica: você pode congelar a quiche preassada. Para isso, retire do forno pouco antes de dourar. Espere esfriar, desenforme e embale com um saco plástico. Feche bem e leve ao congelador por até 3 meses. Antes de servir, descongele na geladeira e depois aqueça no forno preaquecido em 180ºC até dourar.

Antes de servir, corte a abobrinha em fatias bem fininhas no sentido do comprimento (use uma faca bem afiada ou um mandolim). Coloque em uma tigela e tempere com o limão, o azeite, sal e pimenta do reino. Misture para distribuir bem os sabores e arrume sobre a quiche.

Estas quantidades servem uma quiche de queijos média (20cm. de diâmetro) ou duas quiches menores (10cm. de diâmetro cada).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram