Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Sanduíches / Segunda Sem Carne / Vegetariana / Tartine de figos com queijo cremoso e balsâmico

Tartine de figos com queijo cremoso e balsâmico

Pão com presunto e queijo é um clássico, mas quem disse que não dá para variar de vez em quando? Esta tartine de figos é uma sugestão super interessante de sanduíche para servir em um jantarzinho leve acompanhado de um vinho frisante geladinho ou então como entrada em um almoço caprichado.

Apesar de ficar lindo e delicioso, é facílimo de fazer! E para quem preferir não fazer sua própria redução de vinagre balsâmico, é só comprar o molho cremoso pronto (ele fica nas prateleiras próximas dos azeites no supermercado).

A combinação do pão crocante com o queijo cremoso, o adocicado do figo e o toque azedinho do balsâmico conferem uma explosão de sabores irresistível a esta tartine de figos. Aposto que vai ser um sucesso absoluto na sua casa!

Tartine de figos com queijo cremoso e balsâmico

1 fatia de pão (preferencialmente rústico)
1 colher de sopa de queijo cremoso (cream cheese ou queijo de cabra)
1/2 figo fresco
1/3 xícara de vinagre balsâmico

Coloque o vinagre em uma panelinha e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe borbulhar, sem mexer, até engrossar a ponto de calda. Espere esfriar.

Corte o figo em fatias redondas fininhas e reserve.

Na hora de servir, aqueça uma frigideira e toste os dois lados do pão, sem deixar queimar demais. Espalhe o queijo sobre o pão tostado e, por cima, distribua as fatias de figo, cobrindo toda a superfície.

Finalize sua tartine de figos com fios da redução de balsâmico e sirva em seguida. Caso prefira, acompanhe de uma salada caprichada (com folhas, tomatinhos e vagens, por exemplo) e tenha uma refeição completa leve.

Esta quantidade rende uma tartine de figos.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram