Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Peixes e frutos do mar / Peixe grelhado e cuscuz com legumes (pronto em 12 minutos!)

Peixe grelhado e cuscuz com legumes (pronto em 12 minutos!)

Não me canso de repetir que, sem planejamento, é impossível se alimentar bem. Se a gente não se programa para ter o mínimo de ingredientes para preparar uma receita, qualquer que seja ela, não tem jeito: acho que ninguém ainda descobriu como fazer milagre! 😉

Eu tenho o costume de transformar meia dúzia de restinhos em um prato gostoso, mas isso requer um bom repertório de referências e um outro tanto de criatividade — e isso só vem mesmo com a prática, não tem outra forma de conseguir. Ou seja, com o tempo a gente vai testando e tentando muito até aprender as combinações que funcionam e que a gente mais gosta. Mas, mesmo nesses casos, ainda é necessário ter algum planejamento.

Eu procuro sempre manter a minha Despensa básica (clique no link para acessá-la), que dá o suporte básico à preparação das receitas. A partir dela, procuro comprar ingredientes versáteis que combinam com várias preparações (meus preferidos: cogumelos, ovos, grãos e leguminosas). E, para finalizar, mais alguns complementos (itens frescos como legumes e verduras; além de carnes, se você consumir.). Com esses ingredientes à mão, a brincadeira rola solta e é com base nisso que surge a maior parte das receitas que publico aqui.

Depois desta introdução, breve mas super importante, vou contar como consegui preparar este peixe grelhado e cuscuz com legumes em apenas 12 minutos. É isso mesmo: um prato lindo, colorido, saudável e delicioso que fica pronto em menos de QUINZE minutinhos! Sim, é possível. 😉

Passo 1: pré-preparo (ou mise en place). Se você demora mais de cinco minutos cortando a cebola, não tem como terminar o preparo de qualquer prato em 15. Por isso, é importante já deixar a cebola cortadinha, pronta para entrar para a panela. Faça o mesmo com todos os outros ingredientes, deixando tudo medido e separado. Caso não vá preparar logo em seguida, acondicione os ingredientes em potes fechados e mantenha na geladeira, ok?

Passo 2: conheça o passo a passo da receita. Se você não sabe para onde vai, a chance de se perder é enorme! Por isso, leia atentamente a receita ou, caso não vá seguir uma, pense exatamente em todas as etapas necessárias para que, na hora do preparo, você precise apenas seguir o roteiro. Além disso, se o foco é tempo, escolha ingredientes que ficam prontos mais rapidamente, como o cuscuz marroquino desta preparação, por exemplo.

Passo 3: separe todos os utensílios necessários. Panela, frigideira, espátula, prato, colher, escumadeira etc. Enquanto lê a receita ou pensa nos passos dela, vá separando os utensílios para o preparo. Isso poupa uns bons minutos.

Passo 4 (e o mais importante): mantenha o foco no que está fazendo. Somente assim você evita errar, passar do ponto, se queimar… lembre-se de que para resolver esses pequenos problemas você vai gastar preciosos minutos, portanto esta não é uma possibilidade se sua prioridade é reduzir o tempo.

Foi seguindo esses passos básicos que terminei as duas preparações do prato (peixe e cuscuz marroquino) mais a salada bem rapidinho.

Importante! É óbvio que, se você não tiver nenhuma habilidade com as panelas, vai precisar de um pouco mais de tempo, principalmente nas primeiras vezes que cozinhar. Mas garanto que, seguindo os passos acima, dá bem para cozinhar este prato em, no máximo, meia hora.

Vamos então à receita pá-pum!

Peixe grelhado e cuscuz com legumes (pronto em 12 minutos!)

1 filé de peixe (usei tilápia – Saint Peter)
1/2 dente de alho ralado, amassado ou bem picadinho
1/2 limão espremido
1 colher de sopa de manteiga
1/2 cebola pequena em cubos
1/2 xícara de legumes picadinhos (usei cenoura, vagem e ervilhas congeladas)
1/4 de xícara de cuscuz marroquino
1/4 de xícara de caldo de legumes ou de água fervendo
Azeite, sal e pimenta do reino
Salada para acompanhar
1 colher de sopa de Molho pesto (opcional)

Coloque o caldo ou a água para ferver. Enquanto isso, tempere o peixe com o alho, o limão e uma pitada de sal e de pimenta do reino.

Assim que a água ou caldo ferver, cubra o cuscus com ela e abafe com um prato ou tampa. Deixe hidratar por pelo menos 5 minutos.

Aqueça uma frigideira (de preferência antiaderente) em fogo médio e unte-a com um fiozinho de azeite. Coloque o peixe e espere o lado de baixo dourar.

Dica: para evitar que o peixe quebre, gosto de cortá-lo ao meio no sentido do comprimento, assim fica mais fácil de virá-lo na frigideira.

Coloque uma panela pequena em outra boca do fogão e acenda o fogo baixo. Derreta a manteiga e coloque a cebola para refogar, apenas até começar a ficar transparente. Junte os legumes e deixe refogar por mais 2 ou 3 minutinhos. Tempere com uma pitadinha de sal e pimenta.

Vire o peixe e deixe o outro lado dourar também. Arrume a salada no prato, tempere-a e, em seguida, coloque o peixe grelhado.

Na panela dos legumes, misture o cuscuz já hidratado. Prove e corrija o tempero, se precisar, mexa bem e sirva no prato, ao lado do peixe. Se for usar o molho pesto, coloque-o sobre o peixe.

Prontinho, sirva em seguida seu prato com salada, peixe grelhado com molho pesto e cuscuz com legumes.

Estas quantidades servem uma pessoa.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • Evanda Barbosa Sena

    /

    Suas Receitas são Surpreendentes. Parabéns !!!!!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram