Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetariana / Requeijú (ou “requeijão” de castanhas de caju)

Requeijú (ou “requeijão” de castanhas de caju)

Este é o requeijú, ou uma versão alternativa ao requeijão nosso de cada dia. Com base de castanhas de caju, é uma pastinha que fica cremosa e com um saborzinho super interessante.

Obviamente que não tem a mesma textura nem o mesmo gosto do requeijão tradicional, mas é uma alternativa super interessante para substituir o requeijão e até mesmo a manteiga no pão. Uma possibilidade para quem, como eu, tem intolerância à lactose e ainda não encontrou um substituto.

Além de não ter lactose e ser vegano, o requeijú é facílimo de fazer e muuuito mais saudável que esses cremes tipo requeijão que vendem por aí.

Eu experimentei, gostei e vou adotar por aqui. Experimente você também!

Requeijú (ou “requeijão” de castanhas de caju)

1 xícara de castanhas de caju (cruas e sem sal)
3/4 de xícara de água filtrada
1 colher de chá de vinagre
1 colher de sopa de polvilho (doce ou azedo)
1 colher de chá de levedura nutricional (opcional)
Sal e pimenta do reino a vontade

Com pelo menos 4 horas de antecedência, lave bem as castanhas de caju e deixe-as de molho em água filtrada.

Importante: as castanhas de caju não devem ser tostadas ou torradas (devem ser assadas apenas para a retirada da casca, mas não após isso) e nem devem ser salgadas. Assim, elas preservam as propriedades nutricionais.

Após o descanso do molho, escorra as castanhas e enxágue-as em água corrente. Coloque num processador de alimentos com o vinagre, o polvilho, a levedura nutricional (se for usar) e tempere com uma pitada de sal e outra de pimenta do reino. Junte metade da água e processe até obter um creme homogêneo.

Aos poucos, acrescente o restante da água para ajustar a textura de acordo com sua preferência (mais ou menos firme). Talvez não seja necessário utilizar toda a água da receita.

Prove e, se precisar, ajuste o tempero (sal, pimenta do reino, vinagre). Coloque seu requeijú em potes bem fechados e mantenha na geladeira por até 5 dias.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Loryh

    /

    Qual é a diferença de fazer com ou sem a levedura? Muda a consistência ou gosto? Obrigada! 🙂

  • Luciana Carpinelli

    /

    Loryh, a levedura tem um gostinho de queijo, que deixa esse creme de castanhas com sabor mais próximo do requeijão. Mas dá para fazer sem ela, sem problemas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram