Você está aqui:  / Acompanhamentos / Sem glúten / Vegetariana / Farofa de dendê

Farofa de dendê

Eu sou louca por farofa, da mais simplesinha feita só de farinha frita na manteiga até a mais sofisticada. E não adianta, não tem acompanhamento que combine mais com os assados das ceias de Natal e Réveillon do que uma bela farofa.

Para mim, farofa é tão indispensável que para este ano fiz um Lombo recheado com uma farofa caprichada que resolvi servir com uma farofinha mais simples (e não menos especial). E a escolhida foi a tradicional farofa baiana, feita com farinha de mandioca e azeite de dendê.

Sinto por esnobar, mas nesta minha receita eu usei uma farinha maravilhosa que trouxe de Belém, então ela ficou mesmo super especial. Mas garanto que com uma boa farinha comprada longe da floresta amazônica vai fazer bonito também. Por isso, sem desculpa para não experimentar! 😉

Farofa de dendê

3 colheres de azeite de dendê
1 dente de alho bem picadinho ou amassado
1 xícara de farinha de mandioca crua
Sal a vontade

Em uma panela média ou frigideira alta, aqueça o dendê e nele refogue rapidamente o alho, sem deixar queimar.

Adicione a farinha, sal e, sem parar de mexer, deixe a farinha tostar e ficar bem amarela. Prove e, se precisar, corrija o sal.

Eu acompanhei o Lombo recheado com farofa, mas esta farofa de dendê é tão incrível que fica boa com arroz e feijão de todo dia, com bobó ou moqueca…

Estas quantidades servem duas pessoas (ou até quatro que não sejam loucas por farofa como eu!).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram