Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Rabanada com doce de leite!

Rabanada com doce de leite!

Nada é tão bom que não possa melhorar, não é mesmo? Eu acho que esta é a melhor definição para uma rabanada com doce de leite! E que merece ponto de exclamação no final do título porque é, definitivamente, irresistível!

Como já publiquei aqui uma receita de Rabanadas com calorias reduzidas e a vida é feita de equilíbrio, resolvi balancear com esta versão bem gulosa e caprichada. É mesmo impossível resistir e eu tenho certeza de que vai ser sua rabanada preferida.

Apesar de ser bem mais calórica que a outra receita, esta não é frita por imersão (ou seja, dentro daquela panelona de óleo quente), mas na manteiga. Isso significa que a gente usa menos gordura e as rabanadas ficam mais sequinhas.

E, quando você corta aquela fatia empanada e com casquinha crocante, vem aquela onda de doce de leite quentinho e derretido, a coisa mais maravilhosa que você já viu na vida. Vai resistir mesmo? 😉

Rabanada com doce de leite!

4 fatias grossas de pão
2 ovos
3/4 de xícara de leite (eu gosto de usar leite de coco)
2 colheres de sopa de conhaque, rum ou licor de sua preferência
1 colher de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de doce de leite
Açúcar e canela em pó para polvilhar

Em um prato fundo, bata os ovos levemente com um garfo para misturar a gema com a clara. Em outro prato fundo misture o leite com a bebida escolhida.

Com cuidado, corte as fatias na metade da grossura, sem separar as duas partes, para poder recheá-las. Em cada fatia, espalhe uma colher de doce de leite. Com cuidado, feche-a, sem apertar muito para que o doce não escape. Repita com todas as fatias de pão.

Aqueça uma frigideira em fogo baixo e coloque 1/4 da manteiga (cerca de pouco menos que 1 colher de chá) para derreter.

Mergulhe uma fatia no leite, deixando que absorva levemente o líquido (mas sem deixar enxarcar demais, pois o pão pode desmanchar). Envolva o pão com o ovo e transfira para a frigideira, deixando dourar bem os dois lados. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer sobre papel absorvente.

Repita o processo com os demais pães. Sirva polvilhado com uma mistura de açúcar e canela (eu uso uma proporção de 1/4 de xícara de açúcar para 1 colher de chá de canela, mas sugiro ir acrescentando canela aos poucos até o ponto de sua preferência).

Estas quantidades rendem 4 rabanadas. Sugiro que elas sejam feitas pouco antes de consumir.

 

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram