Você está aqui:  / Arroz e Risotos / Arroz marroquino (com macarrãozinho, passas e castanhas)

Arroz marroquino (com macarrãozinho, passas e castanhas)

E a polêmica das passas nas comidas volta à mesa! Sim, é época das Festas de Fim de Ano e do arroz com passas mas, para variar um pouquinho o cardápio, desta vez pensei em propor o Arroz marroquino para complementar a mesa das ceias ao lado dos assados.

Esta receita típica do Oriente Médio é feita com o arroz, claro, junto com macarrãozinho aletria (ou cabelo de anjo), uvas passas e amêndoas, com um toque de canela que o deixa super especial. Para trazer um toque mais abrasileirado, resolvi usar as castanhas de caju e gostei bastante do resultado.

Na versão tradicional, também é acrescentado o frango. Como a sugestão aqui é que o arroz marroquino seja servido como acompanhamento, não utilizei. Para um prato único, pode colocar que fica ainda mais gostoso.

Agora é só escolher os outros itens. Porque vai ter passas, sim! 😉

Arroz marroquino (com macarrãozinho, passas e castanhas)

3/4 de xícara de arroz
1 e 1/2 xícara de água fervente (ou caldo de galinha caseiro — veja AQUI como fazer)
2 ninhos de macarrão aletria (cabelinho de anjo)
1 colher de sopa de manteiga
1/2 cebola em cubinhos
1 dente de alho picadinho
1 pedaço de canela em pau
1/4 de xícara de uvas passas
1/4 de xícara de vinho branco
1/4 xícara de castanhas de caju (ou amêndoas) torradas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Opcional: 1 filé de frango cortado em cubos pequenos

Antes de tudo, começe quebrando com as mãos o macarrão para que fique em pedaços de cerca de dois ou três dedos de comprimento.

Em uma panela, derreta a manteiga com um fio de azeite, junte o macarrão e deixe fritar por alguns minutos, sempre mexendo. Quando começar a dourar, acrescente o arroz, a cebola, o alho e a canela (e o frango, se for usar). Misture e deixe refogar até que a cebola esteja transparente.

Regue com a água fervente e o vinho e tempere com uma pitada de sal e de pimenta do reino. Tampe a panela, abaixe o fogo para o mínimo e cozinhe por 15 minutos, ou até que a água seque. Retire a panela do fogo, espalhe as uvas passas e as castanhas por cima, tampe novamente e mantenha-a abafada por mais 5 a 10 minutos.

Com um garfo, solte o arroz cozido para soltar os grãos e desfie o frango. Prove e, se precisar, corrija o sal e a pimenta do reino. Sirva ainda quente.

Estas quantidades rendem entre duas e três porções do arroz marroquino, dependendo dos acompanhamentos.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram