Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Saladas e molhos / Vegetais / Vegetariana / Guirlanda de queijos e petiscos

Guirlanda de queijos e petiscos

A guirlanda com queijos e petiscos já é um clássico para enfeitar as mesas nas festas de fim de ano. Além de ser uma reunião de ingredientes saborosos, é facílima de fazer e fica um charme!

Finalmente esta, que é muito mais uma dica do que uma receita de fato chega ao nosso especial #CeiaDoCP2ou1. É basicamente uma forma arrumadinha, que remete as tradicionais guirlandas de Natal, para servir queijos e demais petiscos para receber os convidados enquanto a ceia não chega à mesa.

Para a foto, eu usei parmesão, gorgonzola, tomatinhos e castanhas do Pará sobre uma cama de alecrim fresco, mais uma geleia de damasco para quebrar o salgado. Aí só fica faltando escolher um bom espumante.

E o melhor é que você pode usar os ingredientes de sua preferência ou o que estiver à disposição.

Guirlanda de queijos e petiscos

Ramos de alecrim fresco
Queijos em cubos
Castanhas ou nozes picadas
Tomatinhos
Geleia de sua preferência
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Opcionais: azeitonas, picles, cebolinhas pérola em conserva, alcaparras, palmito em cubos, uvas, cerejas em calda, frutas secas etc.

O grande princípio desta guirlanda de queijos e petiscos é combinar ingredientes com diferentes texturas e sabores: macios e crocantes, azedinhos e mais suaves, adocicados e salgados. Por isso, eu escolhi dois queijos fortes e combinei com tomatinhos, castanhas e uma geléia de damasco, que combina super bem com esses sabores.

Depois de lavar bem os ingredientes, comece a arrumação. Em um prato ou bandeja, monte uma cama de alecrim formando um aro ao redor. Por cima, vá intercalando os demais ingredientes, variando as cores e as texturas. Não há regras, você pode arrumar como preferir.

No centro, coloquei um potinho com a geleia de damasco.

Pouco antes de servir, tempere sua guirlanda de queijos com um fiozinho de azeite, sal e pimenta do reino. Não sugiro usar molhos muito espessos para não deixar as cores escondidas.

O rendimento vai depender das quantidades de ingredientes utilizadas na sua guirlanda de queijos.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram