Você está aqui:  / Carnes / Lombo recheado com farofa

Lombo recheado com farofa

Na minha família pode até faltar o peru ou chester na mesa das Festas de Fim de Ano. Só não podem faltar duas coisas: uma carne suína (lombo ou pernil) e um peixe, já que meu cunhado não come carne nem frango. Então a grande dúvida é sempre como vamos preparar os itens indispensáveis.

Para este ano, minha sugestão é um delicioso lombo recheado com farofa. Porque o lombo já era certeza e farofa não pode ficar de fora de jeito nenhum, não é mesmo?

O segredo desta preparação é abrir a carne em uma manta, que é então recheada e enrolada, como um rocambole. A farofa de dentro fica molhadinha com todo o sabor da carne. E eu, como a louca da farofa, ainda servi com uma outra variação, um pouco mais simples, uma Farofa de dendê.

Para quem não quiser correr o risco de ter uma overdose de farofas, a dica é assar batatinhas, cebolas ou outros legumes junto com a carne. Ou até servir somente o lombo recheado com farofa com os demais acompanhamentos da ceia, como arroz (com passas!) ou uma bela de uma salada.

Lombo recheado com farofa

1 peça de lombo de porco sem gordura (600~700g.)
2 dentes de alho bem picadinhos ou ralados
1/2 limão espremido
1/2 xícara de vinho branco
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de mostarda em pó ou em grãos
1 colher de chá de açafrão da terra
Sal e pimenta do reino a vontade

Para o recheio de farofa:
1/4 de xícara de bacon em cubos
1/2 colher de sopa de manteiga
1/2 cebola pequena em cubinhos
1 colher de chá de ervas finas desidratadas
1/2 xícara de farinha de mandioca
1/4 de xícara de castanhas de caju grosseiramente picadas
Sal e pimenta do reino a vontade

O lombo precisa ser aberto em manta (como um grande bife). Você pode cortá-lo em casa ou então pedir ao açougueiro, geralmente eles fazem rapidinho.

Tempere a carne com sal, pimenta do reino e o sal, esfregando bem para pegar o sabor. Depois misture os demais ingredientes e regue o lombo. Cubra e mantenha na geladeira por pelo menos umas 4 horas até de um dia para o outro.

Depois desse tempo, prepare a farofa. Coloque o bacon para soltar a gordura com a manteiga em uma panela ou frigideira alta. Quando começar a dourar, junte a cebola e deixe refogar até ficar transparente. Em seguida, coloque as ervas finas, a farinha e as castanhas. Misture bem e deixe tostar um pouquinho. Prove e, se precisar, corrija o tempero com sal e pimenta do reino.

Retire o lombo da geladeira e reserve o caldo. Abra a manta de lombo sobre uma superfície e, com cuidado para não espalhar tudo, espalhe a farofa deixando uma borda de mais ou menos 2 cm. em toda a volta da carne. Enrole a carne, formando uma espécie de rocambole. Amarre com barbante para que não abra.

Cubra uma assadeira com papel alumínio e unte com manteiga. Coloque o lombo recheado com farofa e regue com o caldo da marinada. Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido em 180ºC por 40 minutos. Com cuidado, retire a cobertura de papel alumínio e retorne a assadeira ao forno até dourar a superfície da carne.

Sirva em seguida. Esta quantidade serve até quatro porções, dependendo dos acompanhamentos.

E, como farofa nunca é demais, servi com mais farofa (desta vez, uma mais simples: Farofa de dendê).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram