Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Saladas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Brusqueta no copo

Brusqueta no copo

Não tem como se propor a servir um jantar e não pensar em pelo menos uma opção de comidinha para servir como entrada antes do prato principal, né? Muitas vezes, aliás, eu chego até a substituir o jantar propriamente dito por uma variedade dessas porçõezinhas (minha paixão super confessa).

Petiscos servidos em copos ou ramequins são muito comuns em coqueteis volantes, em que as pessoas geralmente comem em pé, sem precisar sentarem-se à mesa. O princípio é facilitar o serviço e dar mais liberdade para que as pessoas circulem e conversem com mais pessoas do que aquelas 4 ou 6 que ficariam ao redor da mesa. E esta é uma ótima forma de servir uma ceia nas Festas de Fim de Ano, por exemplo.

Neste caso, não precisa necessariamente de garçons circulando com bandejas. Você pode preparar as porções e espalhar por diversos pontos na sala ou no salão, como sobre bufês ou mesinhas. As pessoas se servem, comem de pé mesmo (muitas vezes até sem talheres, dependendo da receita) e continuam circulando pelo espaço.

A ideia da brusqueta no copo não é inédita, pelo contrário. Em quase todos os coqueteis você encontra alguma variação, que acaba virando uma saladinha especial. Além de diminuir a quantidade necessária de pão, esta brusqueta no copo ainda é muito mais fácil de comer sem apoio do que a brusqueta no pão, que pode se desmantelar, cair e até sujar a roupa especial de festa.

É com esta dica super charmosa que declaro aberta a temporada especial da #CeiaDoCP2ou1. Espero que você se inspire para preparar uma confraternização especial neste fim de ano!

Brusqueta no copo

1 tomate grande e maduro
1 fatia de pão (usei o Pão das 10 dobras, que é super fácil de fazer)
4 azeitonas
1 dente de alho
1 ramo de manjericão fresco
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de Molho pesto (veja AQUI como preparar)
Sal e pimenta do reino a vontade

Corte o pão em cubinhos bem pequenos e espalhe-os em uma assadeira. Asse em forno preaquecido em 180ºC por 10 a 15 minutos para que fiquem firmes e levemente dourados. Na metade do tempo misture ou chacoalhe a assadeira para assar homogeneamente.

Retire as sementes do tomate e corte-o em cubinhos. Corte também as azeitonas e o alho. Coloque-os em uma tigela.

Reserve algumas folhas para enfeitar o copo. Enrole as outras (sem o talo) e corte tirinhas bem finas. Junte ao tomate com as azeitonas e o alho, tempere com o azeite, o molho pesto, uma pitada de sal (cuidado pois as azeitonas já são salgadas) e outra de pimenta do reino. Misture bem para distribuir todos os ingredientes.

Você pode guardar na geladeira esta mistura por até umas 2 horas. Se precisar preparar com mais antecedência, deixe para temperar com sal e pimenta na hora de servir.

Pouco antes de servir, acrescente os cubinhos de pão torrados, misture rapidamente e divida em 2 ou 3 copos médios. Enfeite com as folhas de manjericão e delicie-se em seguida com sua brusqueta no copo.

Estas quantidades servem entre 2 e 3 porções, suficientes como uma entradinha.

Dica: se quiser, acrescente queijos (parmesão e gorgonzola são excelente escolhas) ou outros complementos de sua preferência (cogumelos, frutas frescas ou desidratadas etc.).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram