Você está aqui:  / Aves / Sanduíches / Club sandwich (com frango, bacon, alface e tomate)

Club sandwich (com frango, bacon, alface e tomate)

O club sandwich é um sanduíche clássico americano. Tradicional de Nova York, tem sua autoria disputadíssima. A primeira versão é de que teria sido inventado em 1836, em um clube privado chamado Union Club of New York City. A outra, é de que nasceu em 1894 na cozinha de um cassino chamado Saratoga Club, também em Nova York, onde homens apostavam em corridas de cavalos.

Mas, para mim, sua origem não importa.

Este sanduíche me lembra de um momento especial na minha vida. Uma prima minha ficou um bom tempo internada e fui acompanhá-la algumas vezes, fazer companhia. Eram noites difíceis, com interrupções e dores e alguns momentos bem tensos. Mas foram também tantas conversas e trocas que nos conhecemos muito mais naqueles poucos dias do que em toda sua vida. Ela debilitada e eu tendo a oportunidade de apoiá-la e ouvir o que ela não conseguia falar para o marido e os filhos.

Infelizmente não resistiu à doença, mas sempre me lembro desse tempo com muito amor e carinho, penso em como me ensinou a lidar com sentimentos e situações que nunca tinha vivido. Sou extremamente grata por ter tido a oportunidade de estar lá, de me fazer presente.

Enfim, em muitas dessas noites, quando ela se acalmava e finalmente conseguia dormir, eu pedia à enfermeira para ligar à lanchonete do hospital e pedir o sanduíche do dia para mim. Então, quando ficava pronto, eu descia e comia rapidinho o meu jantar, quase sempre um club sandwich parecido com este da foto. Um lanche que me dava conforto para continuar forte. E estes sabores ficaram marcados em mim como uma lembrança desta época tão intensa e amorosa da minha vida.

Esta semana, por acaso falei desta minha prima várias vezes em diferentes conversas com diferentes pessoas. Pensei muito nela, naquelas noites que dividimos e bateu uma saudade tão grande! Por isso resolvi preparar este sanduíche para relembrar e também para celebrar a vida que vivemos juntas. Porque comida também é afeto. <3

Club sandwich (com frango, bacon, alface e tomate)

1 filé de frango cozido e desfiado (veja AQUI como fazer)
1/2 dente de alho bem picadinho
2 fatias de bacon cortadas em 2 ou 3 partes
2 fatias de pão
1 colher de sopa de maionese
2 folhas de alface
3 rodelas não muito grossas de tomate
Sal e pimenta do reino a vontade

Em uma frigideira, aqueça um fiozinho de azeite e refogue o alho por uns ou três minutinhos. Junte o frango e tempere com sal e pimenta do reino. Eu gosto de deixar uns tostadinhos, que dão mais sabor ao frango. Reserve em um prato ou recipiente, limpando bem a frigideira.

Na mesma frigideira, coloque o bacon para soltar a gordura até dourar. Vire para dourar os dois lados. Retire e deixe escorrer sobre papel absorvente.

Deixe na frigideira um pouquinho da gordura do bacon e toste os dois lados do pão, sem deixar queimar. Reserve.

Espalhe a maionese nas duas fatias de pão e comece a montar o seu club sandwich: uma camada de alface, outra de tomate. Arrume o frango sobre o tomate e, por fim, as fatias de bacon. Feche o sanduíche com a outra fatia de pão e delicie-se.

Se quiser, acompanhe de batata frita, ketchup e mostarda.

Estas quantidades servem um club sandwich.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram