Você está aqui:  / Arroz e Risotos / Carnes / Charutinho de repolho

Charutinho de repolho

Eu adoro a culinária árabe, das esfirras ao mjhadra, passando pelo homus e pela coalhada seca. O charutinho de repolho também vira e mexe aparece no meu prato, mas nunca tinha nem pensado em tentar fazer em casa.

Outro dia, conversando com uma colega do trabalho sobre cozinhar durante a semana, ela contou que gostava de fazer charutinho no jantar pois é bem fácil e não precisa de complemento, no máximo uma bela salada. Foi então que me dei conta de que não tinha ideia de como era feito.

Adivinha se a conversa não virou troca de receitas? Aprendi os truques e finalmente coloquei em prática. Meu charutinho de repolho recheado de carne moída e arroz não ficou lá muuuito bonitinho, mas estava delicioso!

Charutinho de repolho

200g. de carne moída (usei patinho)
1/4 de xícara de arroz (ainda cru)
1/2 cebola pequena ralada
1 tomate em cubos
1/2 limão espremido
10 folhinhas de hortelã bem picadas
1 colher de chá de pimenta síria
1 cabeça de repolho branco
1 e 1/2 xícara de caldo de legumes (veja AQUI como fazer o caseiro)
Sal e pimenta do reino a vontade

Em uma tigela grande, coloque a carne, o arroz, a cebola, o tomate, o limão, a hortelã e a pimenta síria. Tempere com uma pitadinha de sal e de pimenta e misture bem. Reserve.

Debulhe o repolho, separando as folhas com cuidado para não rasgá-las. Lave-as bem. Depois, ferva bastante água e, enquanto isso, coloque em uma tigela água gelada e gelo.

Vamos branquear as folhas para deixá-las mais maleáveis. Para isso, mergulhe uma folha do repolho na água fervente, espere 30 segundos e logo em seguida transfira a folhas para a tigela com água gelada para cessar o cozimento. Repita com todas as folhas.

Estique uma folha de repolho e, com uma faca, retire o talo, dividindo-a ao meio. Sobre cada metade, coloque cerca de 1 colher de sopa do recheio, deixando uma borda ao redor para enrolar. Com cuidado, enrole a ponta da folha sobre o recheio, dobre as laterais para dentro e continue enrolando até o fim. Repita até o fim das folhas e do recheio.

Forre o fundo de uma panela com os charutinhos, deixando-os bem firmes para não abrirem. Se precisar, faça duas camadas, sempre com as aberturas para baixo. Regue com o caldo de legumes e leve ao fogo médio.

Quando começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos com a tampa semiaberta. Desligue o fogo e sirva a seguir. Sugiro acompanhar de Pão sírio ou árabe.

Estas quantidades rendem duas boas porções. Caso sobre, congele por até 3 meses.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram