Você está aqui:  / Acompanhamentos / Calorias reduzidas / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Couve flor assada com páprica

Couve flor assada com páprica

Por aqui, continuo não gostando de couve flor. Por outro lado, amo descobrir novas formas de servir determinado alimento, principalmente quando não vou muito com a cara dele. E este é um excelente exemplo.

Não sou amiga da couve flor seja refogada, gratinada com aquele delicioso creme de queijos, em bolinhos e quetais. Acho sem graça, desbotada, com sabor e textura estranhos e cheiro pior ainda… blergh, sai pra lá! 😛 Só que sou teimosa e não há nada que me fascine mais do que desafios. Então, depois de me convencer de que aprendi a gostar de abobrinha, parti para a missão de aprender a comer couve flor.

A questão é que, quando vi a Rita Lobo preparando esta couve flor assada na TV, me interessei principalmente porque ela fica com uma cor linda e também porque adoro qualquer coisa com páprica. Foi então que guardei esta ideia no cantinho do cérebro para um dia testar. E foi pensando nela que trouxe, feliz, um pacote recheado dessas florzinhas brancas para casa.

Preciso dizer que não é meu prato preferido, de forma alguma, mas confesso que até comi feliz esta couve flor assada da Rita e estou até gostando da ideia de prepará-la novamente qualquer dia desses. Experimente — quem sabe você também não gosta?

Couve flor assada com páprica

1/2 couve flor
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de páprica (doce, picante ou defumada)
Sal e pimenta do reino a vontade

Com cuidado para não despedaçar a couve flor, corte-a em floretes não muito pequenos. Retire o excesso de talo (você pode congelar e depois utilizar para preparar uma sopa ou caldo de legumes; com as folhas você pode fazer um delicioso Molho Pesto). Lave, seque bem e arrume em um refratário ou assadeira em que os pedaços caibam com certa folga, sem se sobrepor.

Em uma tigela pequena, misture bem o azeite com a páprica (você pode escolher a sua preferida; eu gosto de usar a defumada), uma pitada de sal e outra de pimenta do reino. Pincele os pedaços de couve flor com o azeite temperado (ou regue e espalhe com as mãos para cobrir toda a superfície da couve flor.

Leve ao forno preaquecido em 220 ºC para assar por cerca de 40 minutos, até que os floretes estejam bem dourados — na metade do tempo, vire os pedaços para assar homogeneamente. Retire do forno e sirva a couve flor assada em seguida.

Estas quantidades servem entre duas e três porções. A couve flor assada fica uma delícia acompanhada de uma bela salada de folhas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram