Você está aqui:  / Acompanhamentos / Reaproveitamentos / Segunda Sem Carne / Vegetariana / Feijão com ora-pro-nóbis

Feijão com ora-pro-nóbis

A ora-pro-nobis é uma PANC (Planta Alimentícia Não-Convencional), ou seja, um plantinha super nutritiva que nasce como mato em praticamente qualquer lugar e até pouco tempo não era muito comum de ser encontrada nos nossos pratos. Cada vez mais famosa, ela começou a entrar nos cardápios de chefs renomados e passou a ser um pouco mais consumida.

Em uma oficina sobre PANCs no Mercado de Pinheiros ganhei um galhinho que trouxe para casa. Deixei na água por alguns dias para enraizar e depois plantei em um vaso. Em pouco tempo ela cresceu, verdinha e linda, e ficou enfeitando a varanda. Até que vi a @aguanofeijao comentar que tinha feito feijão com ora-pro-nóbis e meus olhinhos brilharam. Finalmente colhi algumas folhas (com cuidado para não me machucar nos seus espinhos afiados) e fui logo para a cozinha finalmente experimentar!

E, para quem ainda não se convenceu, olha só quantas propriedades a ora-pro-nóbis tem: muitas fibras, que dão saciedade e ajudam no processo digestivo; alta concentração de proteínas e ferro; boa fonte de ácido fólico, importante principalmente para as grávidas; excelente quantidade de vitamina C, importante para o sistema imunológico; grande quantidade de vitamina A ou retinol, indicada para a pele e a visão; além de alta concentração de cálcio, essencial para os ossos e dentes.

Seu sabor é neutro, mas não recomenda-se o consumo das folhas cruas.

Feijão com ora-pro-nóbis

250g. de feijão escolhido (carioca, preto, fradinho etc.)
Água o suficiente
1 folha de louro
2 dentes de alho bem picadinhos
1/2 xícara de folhas de ora-pro-nóbis cortadas em tiras
1/2 cebola pequena bem picadinha (opcional)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Em uma panela de pressão, esquente mais ou menos 1/2 litro de água e deixe o feijão escolhido de molho com o fogo desligado por pelo menos 4 horas e até de um dia para o outro. Escorra, lave bem os grãos e complete com mais água até deixar uns dois dedos acima do feijão. Coloque o louro, feche a panela e leve ao fogo.

Depois que a panela pegar pressão, conte 20 minutos. Espere a pressão sair e, se os grãos ainda não estiverem amolecidos, deixe ferver por mais alguns minutos com a panela aberta. Se quiser, pode acrescentar mais água ou amassar alguns grãos para engrossar o caldo.

Dica: se você tiver muito medo de usar panela de pressão, pode fazer na panela comum, só vai precisar de mais tempo (pelo menos uns 45 minutos) para cozinhar o feijão.

Em uma panelinha, refogue o alho (e a cebola, se for usar) em um pouquinho de azeite, acrescente sal e pimenta do reino e deixe cozinhar um pouco com uma ou duas conchas do feijão para pegar o sabor. Depois é só juntar tudo na panela do cozimento do feijão. Finalize com as folhas de ora-pro-nóbis, sem deixar cozinhar muito.

A proposta era ter uma receita vegetariana, mas como não resisto, coloquei também um pedacinho de bacon em cubos no refogado. Fica a seu critério.

Estas quantidades rendem entre duas e três porções de feijão com ora-pro-nóbis, dependendo da fome.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Ellen Boppre

    /

    Olá, a ora pro nobis é mais uma prova do carinho de Deus por nós, mais uma incrível criação!
    Tudo que fazemos com a couve manteiga, se faz com a ora por nobis,inclusive crua,dica de médica! Sou anêmica e como todos os dias 2 a 4 folhas,colhidas do pé na hora,também fica ótima na vitamina de banana!
    Obrigado pela receita,forte abraço!

  • Ellen Boppre

    /

    Obs. Não sou médica, mais me foi indicado por uma 😉

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram