Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Como fazer / Entradas e petiscos / Peixes e frutos do mar / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Como fazer niguiri (e uma dica de sushi vegano)

Como fazer niguiri (e uma dica de sushi vegano)

Eu sou absolutamente louca por comida japonesa (tanto que já publiquei muitas receitas por aqui) e tenho certeza de que viveria super bem somente de sushi pelo resto da vida.

Amo peixes e não tenho nenhuma restrição quanto ao consumo, mas a minha filosofia de alimentação tem como princípio buscar a diversidade e colecionar variações interessantes para os pratos que eu mais amo — aliás, nada mais óbvio para alguém que não gosta de repetir o cardápio sempre.

Uma aventura desafiadora que me propus foi aprender como fazer niguiri e ainda experimentar uma alternativa vegana? Para mim foi uma experiência e tanto!

Como vira e mexe faço o Carpaccio de melancia, resolvi testar uma interpretação oriental e juro que me surpreendi com o sabor que consegui com o molho.

Quer forma mais inovadora de comemorar o Dia do Sushi e o Dia Mundial do Veganismo, ambos em 1º de novembro, com uma única receita? Pode tirar essa careta do rosto e experimentar! 😉

Como fazer niguiri (e uma dica de sushi vegano)

Melancia
Arroz para sushi (veja como fazer e temperar arroz japonês para sushi)
Wasabi

Para o molho oriental:
1 colher de sopa de shoyo (eu uso sempre o light)
1 colher de sopa de água (ou de caldo de funghi/cogumelos)
1 colher de café de missô

Primeiro, antes de aprender como fazer niguiri, você precisa preparar o arroz e deixar esfriar (veja como fazer e temperar arroz japonês para sushi).

Em seguida, misture bem os ingredientes do molho, com atenção para que o missô dissolva bem.

Dica: caso não tenha restrições, você pode substituir o shoyo e o missô por molho de peixe ou de ostra que também fica muito bom!

Depois disso, corte fatias da melancia com mais ou menos 1 dedo de espessura. Retire todas as sementes e, com a ajuda de um papel absorvente, amasse a melancia com cuidado para retirar o excesso de água. A melancia precisa ficar maleável.

Corte tiras da melancia com mais ou menos 2 dedos por 3 dedos. Com a ajuda de um pincel, espalhe um pouco do molho sobre cada uma das tiras.

Pegue mais ou menos 1 colher de sopa do arroz temperado e, com as mãos molhadas, molde bolinhos. Espalhe um pouquinho de wasabi sobre o arroz e cubra com uma tira de melancia.

Sirva em seguida com gengibre em conserva e molho shoyo.

É óbvio que, se preferir, você pode fazer seu niguiri com atum, salmão, peixe branco, camarões… basta substituir a melancia pelo ingrediente preferido. 😉

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram