Você está aqui:  / Congelados / Pães e biscoitos / Pão das 10 dobras com azeitonas (fermento biológico, sem sova) World Bread Day 2018

Pão das 10 dobras com azeitonas (fermento biológico, sem sova) World Bread Day 2018

Fazer o próprio pão é um ato empoderador! A gente escolhe apenas os ingredientes que deseja consumir, transforma-os em massa, modela com amor e espera pacientemente que cresça para enfim assar, sentir o perfume tomar a casa e finalmente provar o seu sabor. Para mim, é um ritual que me desliga de todos os pensamentos, em que me concentro apenas em transformar a farinha e complementos em comida.

O Pão das 10 dobras é a mais recente febre entre os instagrams de comida. E a culpa é toda da Lela, do blog Jantinha de Hoje, que começou a postar fotos lindas de pães feitos por ela. É pão com casca crocante e miolo super macio — e o mais legal é que ele fica assim mesmo sem precisar sovar a massa nem demorar horas como o Pão feito com fermentação natural. Sem contar que o pão fica mesmo lindo, deixando até mesmo os menos experientes na panificação muito felizes e orgulhosos!

É com ele que participo, pela quarta vez, do World Bread Day. Hoje, no Dia Mundial da Alimentação, buscamos celebrar a comida em sua essência — da nutrição básica até o prazer de degustar pratos preparados com amor e bons ingredientes. Por isso, a Zorra, blogueira do Kochtopf, há 13 anos começou a mobilizar outros foodbloggers ao redor do mundo a divulgarem receitas e dicas com o objetivo de multiplicar a arte da panificação, para que mais e mais pessoas também adquiram a autonomia sobre o seu pão, o alimento básico.

Aposto que você vai se animar com esta ideia!

Pão das 10 dobras com azeitonas

250g. de farinha de trigo para pão (2 xícaras + 2 colheres de sopa)
175g. de água (aproximadamente 3/4 de xícara)
5g. de sal (1 colher de chá rasa)
2,5g. de fermento biológico seco (ou 5g. do fresco)
1/4 de xícara de azeitonas bem escorridas e secas com papel

Antes de começar, uma observação importante: a panificação é uma ciência bem exata, por isso precisamos das proporções certinhas de farinha, fermento, água e sal para garantir que o pão fique lindo, fofinho e cresça. Para isso não tem jeito, o ideal é usar uma balança para pesar cada um dos ingredientes. De qualquer forma, há as correspondências de medidas caseiras para quem preferir.

Importante: a qualidade das matérias primas está diretamente ligada à qualidade do pão, principalmente a farinha (dê preferência às embaladas em papel) e o fermento (quanto mais fresco, melhor). Geralmente as farinhas comuns comercializadas nos mercados brasileiros não tem quantidade suficiente de proteína para que o glúten se desenvolva e deixe o pão crescer bem. Por isso, procure uma farinha específica para pão (a marca Dona Benta tem uma boa e barata, bem fácil de encontrar) ou farinhas orgânicas (recomendo a marca Mirella), que tem menos aditivos. As melhores mesmo são as importadas, que também são um pouco mais caras (encontradas em grandes redes de supermercado ou mercearias e empórios).

Antes de começar, escreva em um papel:

  • 10 minutos
  • 10 dobras (1)
  • 10 minutos
  • 10 dobras (2)
  • 10 minutos
  • 10 dobras (3)
  • 10 minutos
  • 10 dobras (4)
  • 1 hora de descanso
  • 40 minutos para crescer
  • 40 a 60 minutos de forno (aproximadamente)

Este papel vai orientar o preparo do pão, que é muito fácil porém requer atenção para que cada etapa seja seguida corretamente.

Em uma tigela grande, coloque a farinha e misture o fermento. Junte a água e misture para integrar bem. Por fim, coloque o sal e misture também. A ideia é obter uma massa homogênea, mas ainda grudenta. Com as mãos, amasse somente para formar uma bola (calma, a massa vai continuar grudenta!).

Cubra com um pano de prato limpo ou com plástico filme e deixe no canto mais quentinho da sua cozinha. Comece a marcar 10 minutos.

Depois da pausa, risque o primeiro item da sua listinha, junte as azeitonas fatiadas e comece a fazer as dobras. Para isso, basta puxar uma ponta do fundo da massa e dobrar sobre ela. O segredo é repetir este movimento por 10 vezes, girando um pouco a tigela antes de fazer outra dobra (caso não tenha ficado claro, assista o vídeo abaixo). Lembre-se de riscar as dobras no papel para não perder as contas e de marcar o tempo até as próximas dobras.

Depois de fazer 10 dobras por 4 vezes com intervalos de 10 minutos entre elas, deixe a massa descansar por 1 hora.

Após este período, espalhe um pouco de farinha sobre uma superfície limpa e despeje a massa. Sem acrescentar muita farinha, modele o pão. Coloque-o dentro do recipiente em que o pão será assado, coberto com papel manteiga untado com um pouquinho manteiga para garantir que não vai grudar mesmo.

O ideal é assar este pão dentro de uma panela que possa ir ao forno (sem cabo ou adornos em plástico ou madeira). Pode ser de ferro fundido, de cerâmica, de alumínio grosso, de vidro, de barro etc. Se não tiver nenhuma dessas opções, use uma assadeira de bolo alta.

Deixe crescer por mais 40 minutos. No momento em que começar a marcar este tempo, ligue o forno na temperatura máxima (o forno precisa estar MUITO quente na hora em que o pão entrar para formar a casquinha).

Após a massa crescer, espalhe um pouquinho de farinha por cima dela, sem amassar, e faça um corte com uma faca ou lâmina bem afiada. Cubra o recipiente com a tampa (novamente sem cabo ou adornos em plástico ou madeira) ou com outra assadeira virada com a boca para baixo e leve ao forno.

O tempo-base para que o pão asse é de 45-1 hora. Entretanto, como já expliquei aqui, cada forno é um forno, então é preciso ficar atento à evolução do seu pão. Após os primeiros 25 minutos, abra o forno e retire com cuidado a tampa (vai estar muito quente!). Feche o forno novamente em seguida e conte pelo menos mais 20 minutos. A superfície do pão deve estar dourada e, ao bater com o nó do dedo na base do pão (como batemos à porta), o som deve ser oco. Dependendo do forno, pode ser necessário deixar por mais tempo (eu sempre marco 10 em 10 minutos no celular, assim não esqueço de conferir se já está bom para retirar).

Quando o seu Pão das 10 dobras estiver assado, retire-o do forno com muito cuidado e deixe esfriar sobre uma grade por pelo menos 30 minutos antes de cortá-lo. O pão termina de cozinhar nesse tempo e o miolo fica menos úmido ao esfriar sobre a grade.

Para entender completamente a forma de preparo, sugiro que assista ao vídeo do Projeto Banquete:

Dica: eu diminuí a receita pela metade para que o pão fique menor. Mesmo assim, como moro sozinha, não consigo consumir tudo antes que comece a ficar borrachudo (cerca de 4 ou 5 dias depois de assado, mesmo se armazenado em pote fechado). Por isso, fatio metade do pão, coloco as fatias separadas em saquinhos plásticos e congelo. Para consumir, basta tirar a fatia de pão do congelador e colocar direto na torradeira, em uma frigideira ou na air fryer para descongelar e aquecer.

Aproveite para navegar por todas as nossas receitas de pão ou aproveite para conferir outros pães deliciosos e comemorar também o Dia Mundial do Pão! 🙂
_ Pão de cinco farinhas e mel (Ora, Pitangas!)
_ Pãezinhos de Coco (Receitas do Caldeirão)
_ Brioche (Blog da Leili)
Foccacia Lowcarb (Simples Assim)
_ Pão das 10 dobras (Na Birosquinha)

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

14 Comentários

  • Rachel Azevedo

    /

    Tivemos a mesma ideia Luciana, o Pão das 10 Dobras é viciante, o meu foi simples, mas já estou com vontade de fazer com azeitonas. Parabéns pela participação!!!

  • lyliadiogenes

    /

    Que pão lindo, Lu! Fiquei só imaginando o sabor!
    Parabéns pela participação no WBD2018!
    Bj,
    Lylia

  • Luciana Carpinelli

    /

    Culpa da Lela, né? Esse pão é mesmo irresistível!
    E adorei ver como cada uma de nós explica de um jeito apesar de ser a mesma receita.
    Beijo 🙂

  • Luciana Carpinelli

    /

    Obrigada, Lylia. Experimente também esta receita.
    Tenho certeza de que você vai adorar.
    Beijão! 🙂

  • CHEF EM CASA Receitas

    /

    Maravilha de receita, Luciana. Fiz esse pão do Projeto Banquete, quando Lela postou no Jantinha de Hoje. É um pão rápido e fácil de fazer, sem dizer que é uma gostosura…
    Abraços.

  • zorra

    /

    Looks delicious, thank you for participating in WBD.

  • Gina

    /

    Oi, Lu!
    Ainda não fiz esse pão, mas fiquei muito interessada. Fica com uma carinha ótima!
    Já estou colocando o link do seu pão no meu post.
    Bjs.

  • Rosane

    /

    Sim. Quando fica frio,digo inverno mesmo ele demora mais para cresce e ou cresce quando vai ao forno?. Estou há duas horas esperando antes de assar.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Rosane, é isso mesmo, o calor ajuda o fermento a se desenvolver, por isso ela cresce mais rápido em dias quentes ou na estufa. Mas a massa precisa fermentar fora do forno e talvez demora bem mais que duas horas.
    Uma boa dica para saber se a massa está fermentada o suficiente é usar o truque da bolinha de massa no copo de água (veja aí em cima, está bem explicadinho no post).
    Abraço!

  • Denise

    /

    Como devemos, por favor, armazenar esse pão para comer todos os dias?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Denise.

    Você viu que no finalzinho do post tem uma dica de conservação? 😉
    Vou reproduzí-la aqui embaixo caso não tenha se atentado.

    Dica: eu diminuí a receita pela metade para que o pão fique menor. Mesmo assim, como moro sozinha, não consigo consumir tudo antes que comece a ficar borrachudo (cerca de 4 ou 5 dias depois de assado, mesmo se armazenado em pote fechado). Por isso, fatio metade do pão, coloco as fatias separadas em saquinhos plásticos e congelo. Para consumir, basta tirar a fatia de pão do congelador e colocar direto na torradeira, em uma frigideira seca, no forninho elétrico ou na air fryer para descongelar e aquecer.

  • Lucelia

    /

    Sua receita esta a metade da que a Lela posta! Seria bom se voce deixasse isso claro.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Lucelia, se você ler o post completo, vai ver a observação na dica, ao final dele. 😉
    Vou copiar abaixo, caso não tenha notado:

    Dica: eu diminuí a receita pela metade para que o pão fique menor. Mesmo assim, como moro sozinha, não consigo consumir tudo antes que comece a ficar borrachudo (cerca de 4 ou 5 dias depois de assado, mesmo se armazenado em pote fechado). Por isso, fatio metade do pão, coloco as fatias separadas em saquinhos plásticos e congelo. Para consumir, basta tirar a fatia de pão do congelador e colocar direto na torradeira, em uma frigideira ou na air fryer para descongelar e aquecer.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram