Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Saladas e molhos / Sanduíches / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Rolinhos vietnamitas (rolinho primavera)

Rolinhos vietnamitas (rolinho primavera)

Estes rolinhos vietnamitas também podem ser chamados rolinhos primavera, mas não são aqueles fritos. Uma ótima ideia para um almoço rápido, facílimo de preparar e bem leve.

Muitas vezes a gente ouve a reclamação “Ain, comer só salada é muito sem graça…” 🙄

Então é só escolher ingredientes bem coloridos, enrolar no papel de arroz pra fazer um charme, e transformar nesses rolinhos vietnamitas. Usei broto de feijão, repolho roxo e branco, pepino japonês, cenoura, cebola roxa e coentro. Mas  quem quiser pode usar ingredientes dos mais diversos: abobrinha ralada, outras folhas, manga ou avocado etc.

Para complementar, vale acrescentar macarrão bifum hidratado. E, para quem quiser uma refeição um pouquinho mais completa, é só juntar camarões, cubos de frango, carne bovina ou suína cozida e desfiada. Precisa dizer que fica uma delícia?

Para deixar tudo ainda melhor, a gente serve os rolinhos vietnamitas com um molho agridoce apimentado e/ou outro com base de shoyo e molho de ostra.

Dica para quem não sabe onde encontrar os ingredientes (como a folha de arroz é o molho de ostra): procure nas prateleiras de comidas importadas de grandes redes de supermercado ou então nas mercearias do bairro da Liberdade, em São Paulo. Também é possível encomendar em sites especializados.

Ah, a receita que usei como base é da Vivian França, do Francinha Cooks.

Rolinhos vietnamitas (rolinho primavera)

8 folhas de papel de arroz (1 para cada rolinho)
1/2 xícara de brotos de feijão
1 xícara de repolho fatiado fininho (usei do roxo e do branco)
1 cenoura pequena ralada
1 pepino japonês grande cortado em fatias bem fininhas
1/2 cebola roxa fatiada bem fininho
8 ramos de coentro

Para o molho a base de shoyu:
5 colheres de sopa de shoyu
2 colheres de sopa de molho de ostra
2 colheres de sopa de água
1 pedaço de +/- 3cm de gengibre ralado

Para o molho agridoce apimentado:
1 colher de sopa de mel ou glucose de milho
2 colheres de sopa de água
1 colher de chá de extrato de tomate
1 colher de chá de vinagre de arroz ou de vinho branco
1 pitada de pimenta calabresa desidratada
1 colher de café de gengibre ralado

Para preparar os molhos, basta juntar todos os ingredientes e misturar bem. Reserve.

Aqueça um litro de água (até uma temperatura que seja agradável à pele) e coloque-a em um prato grande ou recipiente onde caibam as folhas de arroz.

Coloque uma folha de arroz na água, rapidamente (apenas até ela hidratar e ficar maleável). Escorra bem e coloque a folha de arroz sobre uma superfície lisa, com cuidado para não dobrar.

No centro da folha, coloque os ingredientes e depois feche o rolinho. Puxe a parte de cima sobre o recheio, encostando a pontinha na folha, abaixo do recheio. Dobre as laterais sobre o recheio, fechando bem as pontas. Por fim, vá rolando o recheio sobre a ponta da folha de papel, terminando de embrulhar o rolinho.

Repita com o restante das folhas de arroz e dos recheios. Sirva seus os rolinhos vietnamitas em seguida com os molhos.

Estas quantidades servem bem duas pessoas como uma refeição leve.

Dica: para levar os rolinhos vietnamitas na marmita, envolva-os com plástico filme e mantenha na geladeira dentro de pote bem fechado.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram