Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Macarrão com molho de feijão branco e abobrinha

Macarrão com molho de feijão branco e abobrinha

Macarrão é sempre uma ótima escolha para resolver rapidamente uma refeição. E o ideal, nesses casos, é servi-lo com um molho prático que fique pronto enquanto a massa cozinha.

Nosso primeiro impulso é sempre pensar num belo molho de tomate, mas este macarrão com molho de feijão branco foge do óbvio e ainda acrescenta muito sabor, além de nutrientes ao prato.

Uma variação super interessante da Pasta e fagiole, sopa italiana que leva feijão com macarrão. Neste caso, ainda ganha o frescor da abobrinha.

Mais uma deliciosa receita da Rita Lobo.

Macarrão com molho de feijão branco e abobrinha

1 e 1/2 xícara de feijão branco cozido (1 lata)
1 xícara de massa curta (fusilli, penne, farfalle)
1 abobrinha média
1 dente de alho bem picadinho
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Queijo parmesão para servir

Leve uma panela média com água ao fogo alto. Assim que ferver adicione 1/2 colher de sopa de sal, coloque o macarrão, misture e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem até ficar al dente.

Enquanto o macarrão cozinha, comece a preparar o molho. Lave a abobrinha e, com um descascador de legumes, faça fatias finas até começar a chegar às sementes. Corte em cubos a parte central da abobrinha.

Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher de chá de azeite e disponha as fatias de abobrinha, uma ao lado da outra, sem amontoar. Deixe dourar bem por 1 minuto de cada lado, transfira para um prato e reserve.

Mantenha a frigideira em fogo médio e regue com 1 e 1/2 colher de sopa de azeite. Acrescente os cubos de abobrinha, tempere com sal e pimenta a gosto e refogue por 2 minutos, até começar a dourar. Junte o alho e mexa por 1 minuto para perfumar. Adicione metade dos grãos de feijão, misture 1/4 de xícara da água do cozimento do macarrão, desligue o fogo e reserve.

Assim que estiver cozido, reserve mais 1/4 de xícara da água do cozimento e passe o macarrão pelo escorredor. Junte ao refogado de abobrinha e misture bem.

No processador de alimentos (ou liquidificador) bata a outra metade dos grãos de feijão com 1/2 colher de sopa de azeite e a água do cozimento reservada até formar um molho fluido. Tempere com sal e pimenta a gosto e divida em dois pratos.

Disponha o macarrão sobre o molho de feijão nos pratos, cubra com as fatias de abobrinha grelhadas e polvilhe com o queijo parmesão.

Estas quantidades servem duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram