Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegetariana / Risoni al pomodoro (risoni ao molho de tomate)

Risoni al pomodoro (risoni ao molho de tomate)

Como boa descendente de italiana, sou adoradora das massas — de qualquer formato e com qualquer tipo de molho. Tenho lá minhas preferências mas gosto mesmo é de provar novidades e descobrir novas possibilidades. Tanto é que já temos mais de 215 receitas diferentes de massas e molhos publicadas aqui.

Esta é mais uma delas, feita com a massa risoni, também conhecida como orzo. É um macarrãozinho que tem formato de arroz, muito interessante. Ele pode ser usado em sopas, em saladas e também assim, quase que como um risoto (ou orzotto, como é chamado em italiano).

Nesta receita, o macarrão é cozido junto com o molho, em uma panela só, e fica cremoso, suculento e super saboroso, já que absorve o caldo de tomate. Para finalizar, um bom punhado de queijo ralado, de preferência na hora.

Se quiser, sirva com uma carne assada ou com legumes grelhados. Fica uma delícia!

Receita especial da Carla Maicá, do blog Cucina Artusiana.

Risoni al pomodoro

1 xícara de massa risoni/orzo
3 tomates maduros ou 1/2 lata de tomate pelado ou purê de tomate (passata)
1 dente de alho
Manjericão ou tomilho fresco
1 litro de água quente
1/4 xícara de parmesão ralado na hora
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

O molho para este prato deve ser bem liso, então bata no liquidificador o tomate com o dente de alho e um pouquinho de água (só para conseguir bater). Em uma panela coloque o azeite e o manjericão ou tomilho. Deixe esquentar um pouco e adicionei o tomate batido. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 10 minutos para reduzir um pouco e apurar o sabor do tomate. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Acrescente ao molho a água quente e deixe ferver. Quando subir a fervura, adicione a massa e mexa bem para não grudar no fundo da panela. Deixe cozinhar no fogo baixo, mexendo algumas vezes. O tempo de cozimento indicado é de aproximadamente 9 minutos. Se você perceber que tem pouco líquido e está ainda muito crua a massa, acrescente mais água, pouco a pouco. O resultado não deve ser uma sopa líquida, deve ser algo aproximado ao risoto mesmo: uma sopa que se come de garfo, como dizem os italianos.

Quando estiver al dente, desligue o fogo, acrecente o queijo ralado e misture bem para dar a cremosidade final. Acerte sal, pimenta e sirva o risoni al pomodoro imediatamente. Com muito queijo, de preferência.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Rafael Gonçalves

    /

    Sempre vi essa massa, mas nunca pensei em um forma de preparar. Parece que fica muito bom, gosto muito de massas. Vou fazer esse sábado Luciana, gostei.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Rafael, o risoni é bastante utilizado em saladas, sopas ou cozida como risoto.
    Vale a pena experimentar, eu gosto muito!
    Abraço e volte sempre 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram