Você está aqui:  / Pães e biscoitos / Receita de chipa (pão de queijo paraguaio)

Receita de chipa (pão de queijo paraguaio)

Eu sou louca por pão de queijo, mas tenho sérios problemas em experimentar aquelas opções sem graça que a gente encontra por aí. Não há decepção maior do que sentir aquele gosto artificial que tenta imitar queijo e aquela massa pesada, com casca molenga esquentada no micro-ondas.

Tem vezes que é a única opção, como bem sei, mas eu tento ao máximo evitar. Pão de queijo, pra mim, precisa ser crocante por fora e macio por dentro, de preferência saindo fumacinha quando a gente rasga em duas partes. Sabe como é? <3

Pois eis que descobri que 17 de agosto é Dia do Pão de queijo bem na semana em que resolvi testar a receita de chipa da Rita Lobo. A receita da Chipa da Dona Arlete, como ela chama, é um pãozinho especial que fica entre o pão de queijo e o biscoito de polvilho, um pouquinho mais firme que o pão de queijo mas igualmente saboroso e irresistível. Apaixonei, inevitavelmente!

Aproveito a oportunidade para deixar uma dica de amiga: procure pelo polvilho da Tupguar, que é artesanal, fermentado naturalmente (sem aditivos químicos) e seco ao sol. Ele é realmente diferente e faz TODA a diferença no resultado. (E olha que não estou ganhando nada para fazer propaganda).

Para você ter uma ideia, o melhor pão de queijo de São Paulo, que já recebeu inúmeros prêmios, é feito pela chef Heloísa Bacellar para o Lá da Venda com este mesmo polvilho. Ou seja, fica a dica (para quem quiser provar, descobri que eles vendem os polvilhos Tupguar em uma embalagem da casa, com a figura do índio).

Chipa (pão de queijo paraguaio)

250g. de polvilho doce
1 e 1/2 xícara de queijo meia cura ralado fino (cerca de 200g.)
1/2 colher de chá de sal
1 ovo
1/2 xícara de leite
50g. de manteiga em temperatura ambiente

Preaqueça o forno em 200°C (temperatura média). Forre assadeiras com papel manteiga.

Misture em uma tigela grande o polvilho, o queijo (eu usei um da Serra da Canastra maravilhoso!) e o sal. Adicione a manteiga, o ovo (quebre separado pois se estiver estragado você não perde os outros ingredientes) e vá amassando com as mãos até obter uma farofa.

Junte metade do leite e amasse novamente. Aos poucos, vá adicionando o restante do leite aos pouco até a massa desgrudar dos dedos. Pode não ser necessário usar todo o leite (se passar do ponto, ficando muito mole, acrescente um pouco mais de polvilho).

Prove um pouquinho e, se precisar, acerte o sal. Separe um pedaço de massa do tamanho de uma bola de pingue-pongue. Faça a bolinha com as mãos e, em seguida, enrole-a. Em seguida, transfira para uma assadeira forrada com papel manteiga e deixe no formato de ferradura. Faça o mesmo com o restante da massa.

Leve ao forno preaquecido em 200ºC e asse por 15 minutos ou até dourar. Sirva em seguida.

Esta receita de chipa rende cerca de 20 unidades.

Dica: as chipas podem ser congeladas. Cubra com plástico filme a assadeira com a massa ainda crua e leve ao congelador até ficar firme. Depois você pode transferir para sacos plásticos ou potes e feche bem. Mantenha no congelador por até 3 meses. Para assar, leve as chipas em uma assadeira (ainda congeladas) ao forno em 220ºC por cerca de 25 minutos ou até estarem douradas.

Dica 2: depois de algumas dúvidas, resolvi colocar uma explicação sobre o queijo usado na receita. O meia cura está entre o queijo fresco (super macio e úmido, como o Frescal ou “Minas”) e o queijo curado (bem seco e firme, como o tipo Parmesão, por exemplo). O mais famoso é o Canastra, feito na região de Minas, mas existem diversas marcas comuns de grandes laticínios como Tirolez, Scala, Quatá, Frimesa, Piracanjuba, Regina etc. Ele também é chamado de Minas Padrão, é bem comum. Você pode substituir por um queijo que seja macio mas ainda firme que consiga ralar. Exemplos: coalho, colonial, muçarela (a firme e não a fresca), prato, requeijão de corte (desde que seja firme para ser ralado). Não é o indicado, mas se preferir usar o parmesão, escolha um em pedaço e rale na hora de usar (os de saquinho não ficam bons) e tome cuidado com o sal.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

  • CHEF EM CASA Receitas

    /

    Que maravilha de receita… Obrigada por compartilhar!

  • taniastahlke

    /

    Luciana, sou de Curitiba e tentei conseguir este polvilho em todo lugar, até online, mas não consegui achar. Você tem alguma idéia de onde posso achar? Obrigada, um grande beijo e obrigada por compartilhar todas estas ótimas receitas!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Tania, não sei se a Tupguar comercializa os produtos em algum lugar em Curitiba. Acho que vale a pena entrar em contato direto com eles e perguntar, com certeza saberão te orientar (encontrei o e-mail no site: vendas@tupguar.com.br).
    Eu que agradeço pelo carinho! Volte sempre 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram