Você está aqui:  / Sopas, cremes e caldos / Sopa de feijão branco com legumes

Sopa de feijão branco com legumes

Eu nunca fui muito fã de feijão quando criança, muito menos do feijão branco. Mas depois que “cresci”, me apaixonei principalmente pelas sopas feitas com eles. Esta sopa de feijão branco foi um delicioso quebra-galho de última hora.

O feijão estava cozido e congelado em um pote, assim como o caldo de legumes caseiro. Os legumes, picados e também congelados, mas em saquinhos com fecho tipo zíper. Ter estes alimentos no congelador ajuda muito no dia a dia pois dá para usá-los em uma infinidade de receitas para uma refeição rápida e saudável. Sem contar que deixam o prato mais colorido — e comida colorida é muito mais gostosa.

Resumindo, esta sopa de feijão branco com legumes é um jantarzinho fácil, rápido, nutritivo e gostoso! Aproveita para experimentar nos próximos dias, que prometem ser bem frios.

Sopa de feijão branco com legumes

2 xícaras de feijão branco cozido com caldo
1 dente de alho picadinho
1 folha de louro
1 xícara de caldo de legumes (usei o caseiro — veja AQUI como fazer)
1/3 de xícara de cenoura em cubos não muito grandes
1/3 de xícara de abobrinha em cubos não muito grandes
100g. de bacon ou linguiça defumada em cubos (opcional)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça uma panela e coloque a linguiça ou bacon (se for usar) para soltar a gordura. Caso precise, coloque um fiozinho de azeite. Quando estiver quase dourado, acrescente o alho, o louro e mexa bem. Deixe refogar por 3 ou 4 minutos, sem dourar.

Coloque o caldo, a cenoura e a batata e deixe cozinhar por 10 minutos, dependendo do tamanho dos pedaços, até que fiquem macios. Junte a abobrinha e cozinhe por 2 ou 3 minutos.

Adicione o feijão, tempere com sal e pimenta, misture bem e deixe cozinhar por mais uns 2 ou 3 minutinhos para integrar os sabores. Sirva a sopa de feijão branco com legumes em seguida, ainda bem quente.

Esta quantidade serve bem uma pessoa.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram