Você está aqui:  / Massas e molhos / Fondue de queijos mais acessível (com queijos brasileiros)

Fondue de queijos mais acessível (com queijos brasileiros)

Fondue é uma palavra em francês que significa “fundido, derretido”. É um prato de origem suíça composto de queijo (geralmente gruyère ou emmenthal) derretido no vinho branco e temperado com alho e kirsch ou quirche (um destilado de cereja). Costuma ir à mesa em panela própria sobre um fogareiro fraco, e cada comensal mergulha fatias de pão na ponta de um espeto para envolver com o creme de queijo.

Já postei algumas receitas de fondue aqui e, sempre que elas aparecem, vem junto alguém reclamando que os ingredientes são caros, perguntando se não dá para adaptar. Foi pensando nisso que pensei nesta versão de fondue de queijos mais acessível, feita com queijos brasileiros.

Parti desta receita da Rita Lobo que, apesar de dizer que é feita de queijo brasileiro, usa minas padrão mas também o gruyère. Para esta adaptação verde-amarela, resolvi testar como ficaria com o queijo coalho. E sim, ficou bem maravilhoso.

Aproveito para apresentar sugestões diferentes para servir esta fondue de queijos mais acessível: com pão italiano, mas também com legumes e até com biscoitos de polvilho. Fica uma delícia!

Fondue de queijos mais acessível (com queijos brasileiros)

2 e 1/2 xícaras de queijo minas padrão ralado grosso (cerca de 200 g.)
2 e 1/2 xícaras de queijo coalho ralado grosso (cerca de 200g.)
1/2 xícara de vinho branco
1 dente de alho
2 colheres de sopa de cachaça
1/2 colher de sopa de maisena
Noz moscada ralada na hora a gosto
Pão italiano e legumes para servir

Dissolva a maisena na cachaça e reserve.

Descasque o alho e corte-o ao meio. Esfregue as duas metades de alho no fundo e laterais de uma panela pequena. Coloque o vinho branco na panela e leve ao fogo baixo para aquecer.

Assim que subirem as primeiras bolhas, junte aos poucos os queijos, mexendo bem com um batedor de arame para derreter e formar um creme liso. Tempere com noz-moscada a gosto.

Mantenha a panela em fogo baixo e acrescente a cachaça com maisena. Mexa bem para integrar tudo completamente e desligue o fogo. Leve a panela para a mesa (se tiver, use um rechaud próprio para fondue).

Sirva sua fondue de queijos mais acessível com pão italiano e legumes. Eu escolhi tomatinhos, brócolis branqueados (clique AQUI para ver como fazer), cenourinhas e picles de pepininhos, além de biscoitos de polvilho (fica uma delícia!).

Estas quantidades servem até três porções — duvido que sobre mesmo comendo apenas em duas pessoas!

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Bárbara

    /

    Tem um prato italiano tipo fondue, tb bem comum na Argentina, que se chama Bagna Calda, feito basicamente com alho, anchova, manteiga, creme de leite. (Tem adaptação regional aí… não sei a original como é). Mas na Argentina eles servem com todos os tipos de verduras e legumes (cenoura, aipo, brócolis, cebola…), pão, macarrão cozido (parafuso ou borboleta, por exemplo), e até milanesa cortada em pedaços. Fica uma delicia. 🙂

  • Luciana Carpinelli

    /

    Não conheço, mas fiquei curiosa e já quero provar! 😍

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram