Você está aqui:  / Carnes / Canjiquinha com costelinha defumada

Canjiquinha com costelinha defumada

Para mim, compartilhar receitas é compartilhar amor, lembranças, carinho, afeto. Eu não ligo; aliás, faço questão de ensinar qualquer um, em qualquer lugar, a preparar algum prato que eu saiba fazer. Minhas receitas não são minhas, são do mundo! E feliz de quem as experimentarem e compartilharem também.

É como se um pouco de mim viajasse por aí, com minhas palavras, com meu jeitinho de temperar, com meu sentimento.

Sei de muita gente que aprendeu a cozinhar com base nas minhas explicações do que é pitada ou de como refogar. E eu tenho um baita orgulho disso! 💕

O sentimento de gratidão que eu sinto com o carinho que recebo da maior parte das pessoas que me acompanham é o que me motiva a continuar. Dá trabalho, sim, manter o blog atualizado sempre com conteúdo interessante. Mas também me faz bem pensar na próxima receita, buscar referências, experimentar combinações e encontrar uma novidade para dividir com vocês. É por isso que sigo, dia após dia, mesmo se às vezes desanimo por conta de algum retorno negativo.

Saibam que faço tudo por aqui com muito amor. Espero que este amor faça diferença enquanto você está providenciando os ingredientes e preparando-os com carinho. E que eu consiga, minimamente, ajudar a multiplicar este amor pelo mundo.

Façam bom proveito também deste prato de canjiquinha com costelinha defumada. Comida simples, rápida e fácil de fazer, bem baratinha e com gosto de almoço em família. Que você também se sinta abraçada por ela (e por mim!).

Um grande abraço e volte sempre que quiser. :*

Canjiquinha com costelinha defumada

1 xícara de canjiquinha (quirela)
50g. de bacon defumado em cubos
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho bem picadinhos ou amassados
250g. de costelinha suína defumada
1/2 cenoura média em cubos
1 e 1/2 xícara de caldo de legumes
2 xícaras de água
Azeite, sal e pimenta do reino a contade

Lave e escorra bem a canjiquinha em uma peneira ou escorredor.

Em uma panela de pressão, coloque um fio de azeite (ou óleo) para esquentar. Junte o bacon e espere começar a dourar, mexendo de vez em quando para que cozinhe por completo.

Acrescente a cebola e o alho e refogue até a cebola ficar transparente. Coloque a costelinha (corte-a em ripas, ou seja, em tiras seguindo o sentido do osso) para refogar também, dourando todos os lados. Adicione, então, a canjiquinha, a cenoura, o caldo de legumes e a água. Misture e aumente o fogo até ferver.

Quando ferver, abaixe o fogo para o mínimo e tampe a panela. Conte 15 minutos após começar a chiar.

Retire do fogo e espere a pressão sair antes de abrir a panela. Misture e retorne ao fogo. A ideia é que não fique com muito caldo e a cenoura esteja quase se desfazendo, então pode deixar cozinhando até começar a secar.

Prove e, se precisar, corrija o tempero com sal e pimenta do reino. Em seguida, sirva a canjiquinha com costelinha defumada por cima. Se quiser, finalize com folhinhas frescas de salsa.

Estas quantidades rendem duas porções bem servidas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

  • Micheli

    /

    Que receita deliciosa! Tem como preparar no fogão? Sem a panela de pressão?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Micheli, na panela normal vai demorar um pouco mais do que o dobro do tempo previsto no passo a passo acima. Mas você pode fazer, sim!
    Beijo e volte sempre 🙂

  • Kátia Suzana Heckler

    /

    Olá. Não fica muito salgado? Não teria que dessalgar um poupo a costelinha?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Kátia, a costelinha usada nesta receita é a defumada e não a salgada.
    Pode confiar que não fica com muito sal, não.
    Abraço e volte sempre 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram