Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Massa com molho de cebolas caramelizadas

Massa com molho de cebolas caramelizadas

Sou super fã das receitas mais simples que acabam resultando em um prato bonito e, principalmente, saboroso. Não é novidade que adoro uma cebola caramelizada, mas nunca tinha usado assim como protagonista.

Para esta receita de massa com molho de cebolas caramelizadas, precisamos de três ingredientes: o macarrão, a cebola e manteiga. Para finalizar, um pouquinho da água do cozimento da massa e queijo ralado, se você quiser. Simples assim!

E posso te falar uma coisa? Capricha na escolha do macarrão (como eu, que comprei um sorrentino recheado de ricota com nozes) e arrase no jantarzinho especial.

Ah, e a dica especial é que dá para preparar a cebola caramelizada com antecedência e deixar na geladeira em um pote bem fechado. Pouco antes de servir, retorne à panela e continue o passo a passo da preparação, bem rapidinho.

Massa com molho de cebolas caramelizadas

2 porções de massa de sua preferência
1 cebola grande
1 colher de sopa de manteiga
Sal e pimenta do reino
Queijo parmesão ralado para servir

Encha uma panela com bastante água e coloque para ferver.

Enquanto isso, corte rodelas finas da cebola. Derreta a manteiga em fogo bem baixo e jogue-as para refogar. Mexa bem e deixe-as murcharem bem até ficarem bem maleáveis, douradas e açucaradas — isso demora pelo menos uns 30 minutos. Quando estiverem prontas, tempere com sal e pimenta do reino.

Dica: o meu truque para que as cebolas não queimem no fogo não muito baixo do meu fogão (que pode não ser muito correto na teoria), é adicionar 1/2 xícara de água depois que as cebolas começarem a dourar. Geralmente quando ela seca, as cebolas estão quase prontas: deixe-as refogarem mais um pouquinho.

Quando a cebola estiver quase pronta, coloque a massa para cozinhar pelo tempo indicado na embalagem para que fique al dente. Reserve 1/2 xícara da água do cozimento da massa e escorra o restante.

Na mesma panela em que está a cebola, coloque cerca de 1/3 da água reservada e misture bem para emulsificar e formar um molho. Coloque a massa cozida na panela com o molho e misture. Se precisar, vá adicionando mais água do cozimento se quiser dissolver um pouco mais o molho.

Sirva a massa com molho de cebolas caramelizadas nos pratos com um pouquinho de queijo ralado.

Estas quantidades servem duas porções.

 

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram