Você está aqui:  / Sopas, cremes e caldos / Receita de shishbarak (sopa de iogurte fresco com capelete)

Receita de shishbarak (sopa de iogurte fresco com capelete)

Como uma pessoa que ama tomar sopas no inverno e adora variar o cardápio, é meio óbvio que eu esteja sempre em busca de novidades para renovar meu repertório e incluir no meu dia a dia.

Com a chegada deste inverno, comecei a investigar possibilidades e conversar com diversas pessoas pedindo sugestões de sopas para experimentar. Até que, num papo na manicure, começamos a falar sobre comida (por que será que todo mundo puxa esse assunto comigo? 😉 ) e chegamos às especialidades árabes, sírias e libanesas, por conta das origens da senhora que estava fazendo as unhas do meu lado.

Já que adoro as receitas com sabores específicos do Oriente Médio, aproveitei a oportunidade para perguntar sobre as sopas típicas, que não conhecia. Entre as citadas, anotei duas: um creme de grão de bico (que pretendo fazer em breve) e esta receita de shishbarak, que me pareceu super interessante.

Amo iogurte natural e o uso dele em receitas salgadas — minha combinação preferida nos restaurantes árabes é a do quibe com coalhada seca. Por isso, meus olhos brilharam ao ouvir como ela preparava esta sopa de iogurte fresco com capelete, prestando muita atenção para não esquecer nenhum detalhe.

Não demorou muito para que eu experimentasse e me apaixonasse completamente por este prato. É por isso que ele já veio para cá, assim você também pode provar (e espero sinceramente que também adore!).

Receita de shishbarak (sopa de iogurte fresco com capelete)

2 e 1/2 xícaras de iogurte natural não adoçado (usei o iogurte caseiro — veja AQUI como preparar)
1 e 1/2 colher de sopa de maisena
1 xícara de água
1 a 2 dentes de alho bem picadinho ou amassado
1 colher de chá de coentro (em pó ou sementes)
1 colher de café de cominho em pó
1 colher de sopa de óleo vegetal (eu uso de girassol)
Sal e pimenta síria a vontade
200g. de capeleti (usei o caseiro — veja AQUI como preparar)
100g. de mini-quibes (usei o caseiro — veja AQUI como preparar)

O preparo da receita de shishbarak é bem simples, apesar de ter alguns passos diferentes. Comece cozinhando os capeletis em bastante água até que a massa fique al dente. Escorra e reserve em local aquecido.

Dissolva a maisena na água da receita e reserve.

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o alho com o coentro e o cominho, sem deixar dourar. Coe o iogurte sobre o refogado e adicione a água com maisena.

Em fogo médio, não pare de mexer até que o creme comece a engrossar. (É muito importante não parar de mexer para que o creme não empelote ou grude no fundo da panela.) Prove e tempere com o sal e a pimenta síria.

Para servir, coloque alguns capeletes no fundo de uma tigela ou prato fundo e cubra com o creme de iogurte. Eu servi com bolinhas de massa de quibe (assei na airfryer até a superfície ficar crocante). Se quiser, salpique cebolinha ou hortelã picada.

Estaa receita de shishbarak rende duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram