Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegetais / Vegetariana / Polenta de queijo com legumes grelhados

Polenta de queijo com legumes grelhados

Não canso de dizer que não precisa muito para transformar um prato simples em algo apetitoso. Este é um ótimo exemplo disso: montado com itens baratos e super fáceis de encontrar, ficou lindo e delicioso, além de nutritivo.

O grande segredo é escolher itens coloridos para deixar o prato mais atraente. Neste caso, abusei dos legumes que estavam na geladeira: brócolis, tomatinhos, cenouras, cebola roxa — mas poderiam ser outros, caso estivessem disponíveis. O tostadinho dá sabor e acrescenta mais um tom à combinação. E, no fim, temos uma refeição bonita e apetitosa.

Uma cremosa polenta de queijo com legumes grelhados vira uma opção interessante para qualquer situação: de um almocinho do dia a dia a um jantar especial. Para completar, basta escolher um bom vinho.

Quando posto este tipo de foto no Instagram (já segue a gente lá?), muita gente me pergunta se não como carne. Eu como sim. Mas é que às vezes ela simplesmente não faz falta. Existem tantas opções de pratos vegetarianos e veganos que não vejo porquê não aproveitá-las no meu cotidiano, já que gosto de variar sempre o cardápio e evitar ao máximo as repetições.

Este é um dos motivos de eu sempre incentivar a #SegundaSemCarne. Este movimento incentiva as pessoas a tirarem a carne do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrirem novos sabores, experimentando refeições nutritivas e gostosas sem a proteína animal.

Que tal experimentar esta polenta de queijo com legumes grelhados? Quem sabe você também não descobre uma nova possibilidade?

Polenta de queijo com legumes grelhados

Para a polenta de queijo:
1 e 1/2 xícaras de leite
1 tablete de Caldo de legumes saudável caseiro (veja AQUI a receita)
1/2 xícara de farinha de milho pré-cozida para polenta
1/4 de xícara de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de manteiga
Sal e pimenta do reino a vontade

Para os legumes grelhados:
4 floretes de brócolis
6 tomatinhos cereja cortados ao meio no sentido do comprimento
5 mini cenouras cortadas ao meio no sentido do comprimento
2 rodelas de cebola
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Lave bem todos os legumes e seque-os. Corte-os conforme informado acima e reserve-os.

Coloque uma frigideira para aquecer em fogo médio.

Prepare, então, a polenta. Em uma panela, dissolva no leite o caldo de legumes e a farinha de milho (isso evita que a polenta empelote). Leve a panela ao fogo médio e mexa continuamente para cozinhar e engrossar.

Dica: eu definitivamente não recomendo, mas se quiser, substitua o Caldo de legumes saudável caseiro (por meio tablete de caldo industrializado, por sua conta e risco.

O leite ajuda a deixar a polenta cremosa, mas mexer bem também ajuda. Se preferir, use um mixer para fazer isso (eu usei e realmente o resultado é uma polenta cremosa MESMO) .

Quando começar a borbulhar, adicione o queijo ralado e a manteiga e continue mexendo. Prove e corrija o sal, se necessário. Finalize temperando com a pimenta do reino. Deixe engrossar até o seu ponto preferido (mais mole ou mais firme).

Unte a frigideira com um fio de azeite e coloque os legumes para grelhar. Tempere com sal e pimenta do reino e, quando dourar na parte de baixo, vire cada um dos legumes. Tempere também este outro lado com sal e pimenta do reino.

Sirva nos pratos a polenta de queijo com legumes grelhados e, se quiser, finalize com um fio de azeite ou um pouco mais de queijo ralado.

Esta quantidade serve muito bem duas pessoas (ou três que não comam exageradamente!).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram