Você está aqui:  / Air fryer / Entradas e petiscos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Petisco crocante de ervilhas com especiarias

Petisco crocante de ervilhas com especiarias

Tem coisa mais gostosa do que aquelas comidinhas que a gente pega com a mão mesmo e vai comendo sem nem perceber enquanto bate papo, toma uns bons drinks? Eu acho que não; aliás é meu tipo preferido de comida. O problema é que essas comidinhas geralmente são super calóricas, como amendoins e queijos — ou pior ainda, como os salgadinhos industrializados cheios de sódio e aditivos químicos.

Eu já era fã do Salgadinho saudável de grão de bico, que já virou velho conhecido nas redes sociais. E foi só por já tê-lo experimentado e gostado muito dele que resolvi arriscar fazer esta versão de petisco de ervilhas.

E ele é basicamente uma variação do primeiro: um petisquinho crocante e bem saboroso que deixa a gente feliz e, o melhor, sem peso na consciência. Na verdade, o sabor vai depender muito das especiarias que você usar (e você pode usar as sugeridas na receita ou então trocar pelas suas preferidas, sem problema).

O que eu acho que você não pode é deixar de experimentar este petisco de ervilhas. Aposto que mesmo quem não curte muito essas bolinhas verdes vai gostar da sugestão. Realmente o sabor é você que vai dar!

Aproveita a desculpa do jogo do Brasil na sexta-feira e inove nas comidinhas para acompanhar a Copa do Mundo!

Ah, a receita é da diva Rita Lobo, mais uma. E é sem glúten, sem lactose e vegana, para quem curte essas coisas. 😉

Petisco de ervilhas com especiarias

300g. de ervilhas (frescas ou congeladas)
1 e 1/12 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de cominho em pó
1/2 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de páprica defumada
Sal e pimenta do reino a vontade

Caso as ervilhas estejam congeladas, oloque-as em uma tigela de vidro e leve ao micro­-ondas por 1 minuto, mexendo na metade do tempo para descongelar.

Forre uma assadeira com um pano de prato limpo e seque bem os grãos de ervilha — quanto mais sequinhos, mais crocantes eles ficam.

Passe os grãos de ervilha secos para uma assadeira. Regue com o azeite, tempere com o cominho, a canela, a páprica, sal e pimenta do reino. Misture bem para temperar homogeneamente todos os grãos e espalhe-os bem na assadeira. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, até dourar e ficarem crocantes.

Se preferir, coloque as ervilhas temperadas na gaveta da airfryer preaquecida em 200ºC por uns 10 minutos e deixe cozinhar por 20 minutos, misturando as ervilhas na metade do tempo para que fiquem crocantes.

Deixe esfriar antes de servir. Mantenha sempre em vidro fechado hermeticamente por até uns 10 dias. Se murchar, basta colocar novamente por alguns minutos no forno ou na airfryer.

Sirva como petisco, substituindo os amendoins, ou como um complemento crocante para sopas e saladas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • Mi

    /

    Parece ótimo, vou fazer para o jogo de amanhã! Obrigada!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram