Você está aqui:  / Peixes e frutos do mar / Sopas, cremes e caldos / Sopa tailandesa de camarão

Sopa tailandesa de camarão

Eu tinha um certo preconceito com sopas de frutos do mar. Até passar um Natal em Praga, sozinha, e me dar de presente um jantar especial em um restaurante caro. Contratei o menu completo, de seis etapas, mesmo sem ter ideia de quais eram os pratos escritos em tcheco no cardápio. Alguém curte aventuras? Eu adoro.

Pois então os pratos começaram a chegar e eu fui me apaixonando. Apesar de não entender completamente o que tinha em cada preparação por causa do inglês com sotaque do garçom, achei uma sopa muito gostosa. Após pagar a conta (bem mais salgada que os pratos!), elogiei a comida e a recepcionista me contou que era uma sopa de peixe com camarões no leite de coco. Um sabor que me remeteu à comida brasileira, à nossa moqueca, e me deu a sensação de conforto no momento em que estava longe da família. Entendi depois o motivo de ter gostado tanto da sopinha!

A questão é que este jantar desbloqueou meu preconceito e virei a louca dos caldos do mar. Até que conheci esta receita inspirada em uma tradicional sopa tailandesa, exótica, perfumada, um sucesso na mesa.

Receita do Panelinha. E, como diz a Rita Lobo, é um reaproveitamento de luxo: a gente prepara o caldo com cascas e cabeças de camarão, que iriam para o lixo!

Sopa tailandesa de camarão

Cascas e cabeças de 500g. de camarão
1 cebola roxa fatiada bem fininha
1 dente de alho descascado e cortado ao meio
1 pimenta dedo de moça cortada ao meio no sentido do comprimento
1/3 de xícara de capim cidreira (cerca de 6 folhas) cortadas em quatro partes
1 colher de café rasa de gengibre ralado
3 xícaras de água
150g. de filé de peito de frango em tirinhas (ou de camarões inteiros)
1/4 xícara de cogumelos de paris frescos, limpos e fatiados
1/2 xícara de leite de coco
1/2 limão (raspas e caldo)
1 colher de sopa de azeite
Folhas de coentro a gosto para servir
Gomos de limão a gosto para servir

Coloque as cascas e cabeças de camarão numa peneira e lave bem sob a água corrente. Reserve.

Leve uma panela média ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite e coloque as cascas e cabeças do camarão. Refogue por cerca de 10 minutos para liberar os sabores, até as cascas ganharem um tom alaranjado. Junte o alho, a cebola, o gengibre e as pimenta dedo-de-moça e mexa por mais 2 minutos até murchar.

Regue com a água aos poucos, raspando os queimadinhos do fundo da panela com a espátula – eles dão sabor ao caldo. Junte o capim cidreira, tempere com 1 colher de chá de sal, misture e deixe em fogo médio até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos até o caldo reduzir a 2/3 do volume inicial.

Sobre uma tigela, passe o caldo por uma peneira grande, pressionando com as costas de uma colher para extrair todo o líquido. Volte o caldo para panela e leve ao fogo médio. Quando ferver, junte as tiras de frango ou os camarões (eu usei camarões), os cogumelos e deixe cozinhar por mais 5 minutos.

Desligue o fogo, misture o leite de coco, as raspas e caldo de limão. Prove e ajuste o sal. Sirva a seguir com folhas de coentro, gomos de limão, cebola roxa e pimenta fatiadas. Eu salpiquei com amendoins tostados para dar um toque crocante.

Estas quantidades servem 2 porções como prato principal ou 3 como entradinha.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram