Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Massa com funghi e ricota assada

Massa com funghi e ricota assada

Um macarrãozinho é sempre um bom coringa para resolver a refeição. Mas para variar o cardápio do macarrão com molho de tomate, esta massa com funghi e ricota assada é uma dica especial.

O funghi dá mais sabor ao molho e a ricota assada é um assunto à parte. Alguns minutinhos no forno e ela se transforma: fica crocante, um tantinho adocicada, bem interessante! Com o frescor das folhinhas de manjericão, a gente tem um prato super interessante e bem fácil de fazer.

Fica a dica para um almoço ou jantar levinho e muito especial.

Massa com funghi e ricota assada

2 porções de macarrão (eu usei penne integral)
200g. de ricota fresca (usei a ricota caseira — veja AQUI como fazer)
30g. de funghi secchi (cogumelos desidratados)
1/2 xícara de vinho branco ou água morna
1 dente de alho picadinho
1 xícara de polpa de tomate (ou de tomates pelados)
Folhas de manjericão fresco
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Antes de começar, cubra uma assadeira pequena com papel alumínio e coloque a ricota sobre ela. Regue com um bom fio de azeite, tempere com sal e pimenta do reino e espalhe algumas folhinhas de manjericão por cima. Leve ao forno preaquecido em 180ºC por cerca de 15 minutos ou até que ela fique com a superfície dourada.

Coloque o funghi para hidratar no vinho ou na água quente e deixe descansar por pelo menos uns 20 minutos. Depois deste descanso, retire os pedaços de cogumelo, escorra-os bem e corte-os em pedaços menores. Reserve o líquido.

Coloque a massa para cozinhar de acordo com as instruções da embalagem para que fique al dente.

Enquanto isso, aqueça um fio de azeite em uma panela e refogue o alho sem deixar dourar (como eu gosto muito de alho, coloquei 2 dentes). Acrescente a polpa de tomate (não tinha tomates pelados mas acho que ficaria ainda melhor), 2/3 do líquido usado para hidratar o funghi (cuidado pois sempre fica uma sujeirinha no fundo e ela não deve ir para a panela) e o funghi.

Tempere com sal e pimenta do reino e deixe cozinhar por mais ou menos 4 minutos.

Escorra a massa e envolva-a com o molho antes de servir nos pratos. Amasse a ricota assada com um garfo e salpique por cima do macarrão. Se quiser, coloque também umas folhinhas de manjericão.

Sirva em seguida a massa com funghi e ricota assada. Esta quantidade rende duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram