Você está aqui:  / Sopas, cremes e caldos / Receita de Tacacá (caldo de tucupi com camarões)

Receita de Tacacá (caldo de tucupi com camarões)

Aprender a preparar a receita de tacacá — preparação indígena de tucupi com jambu, goma de tapioca e camarões, típico da região Norte do Brasil — virou uma meta pessoal desde o momento em que o tomei pela primeira vez nas minhas férias em Belém. O caldo ligeiramente ácido e muito bem temperado, combinado com o sabor especial dos camarões secos e o toque mais que especial do jambu, aquela erva que faz a boca “tremer” é incomparável e virou um desafio delicioso.

O grande problema ao voltar era conseguir os ingredientes, tão característicos lá de cima e tão raros por aqui. Comecei pesquisando a receita de tacacá, acabei perguntando onde conseguiria tomar tacacá em São Paulo e encontrei algumas opções (para quem se interessar: Quintal ParaenseCasa Tucupi foram os mais recomendados). Mas só isto não bastava; além de tomar, eu queria mesmo era fazer o meu próprio tacacá.

O pontapé inicial foi uma garrafa de tucupi, o caldo de mandioca brava fermentado, que a Vivian (do blog Francinha Cooks) comprou na Feira da Reforma Agrária no início do mês. A partir daí eu precisava conseguir os demais itens necessários para a receita.

Eis que então descubro a existência da Combu, uma casa especializada em trazer os produtos do Norte como o tucupi, as farinhas tradicionais da região, o açaí puro e outras polpas de frutas nativas, a maniva (folhas da mandioca brava triturada e cozida), jambu e chicória, entre muitos outros. Ou seja, o paraíso para quem se apaixonou pela culinária paraense e quer se aventurar a prepará-la no Sudeste — como eu.

Tratei de providenciar a receita de tacacá e todos os ingredientes e lá fomos eu e a Vivian para a cozinha matar a vontade desta delícia. Precisa dizer que ficou uma delícia?

Aproveite os dias mais friozinhos para experimentar você também. Aposto que não vai se arrepender!

 

Receita de Tacacá (caldo de tucupi com camarões)

1 litro de tucupi
1/2 colher de chá de sal
2 dentes de alho bem amassadinhos
2 folhas de chicória
1 maço de jambu
250g. de camarão salgado (seco)
2 xícaras de água
1/4 de xícara de goma de mandioca (veja AQUI como fazer em casa)

Leve ao fogo alto, em uma panela grande, o tucupi com o sal, o alho e a chicória. Quando começar a ferver, abaixe o fogo, acrescente o jambu, tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos.

Após este tempo, escorra as folhas de jambu, corte-as em pedaços médios e reserve-as.

Lave bem os camarões em água corrente para tirar o excesso de sal e leve-os ao fogo em uma panela com a água. Ferva por cerca de 5 minutos. Se quiser, retire a cabeça e a casca após a fervura — a gente deixou pois estavam tão lindos inteirinho! Reserve a água desta fervura.

Em uma panela, dissolva a goma de tapioca na água dos camarões. Leve ao fogo médio e mexa sem parar até obter um mingau transparente.

Em uma cuia (ou um bowl), primeiro coloque um pouco do caldo de tucupi no fundo, um tanto da goma, mais tucupi por cima, algumas folhas de jambu e, por último, camarões. Sirva ainda bem quente.

Esta receita de tacacá serve três porções.

* As fotos lindas que ilustram a receita de tacacá são da Vivian.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram