Você está aqui:  / Peixes e frutos do mar / Frigideira portuguesa com ovos e sardinhas

Frigideira portuguesa com ovos e sardinhas

Eu adoro experimentar receitas e conhecer ingredientes diferentes, mas amo descobrir novas formas de usar aquelas coisas simples de todos os dias. E esta frigideira portuguesa é exatamente isso: uma maneira de transformar ovos e sardinha em lata em um prato apetitoso e, melhor ainda, super nutritivo.

Sabe quando a gente precisa resolver o almoço rapidinho e um sanduíche básico não vai dar conta de alimentar pra valer? Ou então aqueles dias em que a gente chega acabado do trabalho e precisa repor as energias sem gastar uma hora na cozinha?

Pois é exatamente isso que este prato traz: reconforto e sustância. E fica pronto bem rápido, sem muitos preparos complicados ou demorados.

Ah, esta receita vem da Cozinha da Matilde, da Letícia Massula. Mais uma delícia com sabor caseiro que só ela sabe criar.

Frigideira portuguesa com ovos e sardinhas

1 lata de sardinha
4 ovos
1 cebola em meias rodelas bem fina
2 dentes de alho em lâminas finas
1 pimenta dedo de moça em lâminas finas
4 tomates em cubinhos (ou tomatinhos ou 1 lata de tomate pelado)
1/2 xícara de cheiro verde picadinho (ou ervas de sua preferencia)
2 colheres de talos de salsinha laminados finamente
Azeite, sal e pimenta moída na hora
Opcional: 1/2 xícara de azeitonas pretas sem semente + 1 xícara de ervilha congelada

Aqueça uma frigideira alta com um fio de azeite e coloque a cebola, os talos de salsinha e a pimenta, com uma pitada de sal. Quando a cebola estiver transparente, junte o alho e refogue também, sem deixar douraf.

Adicione o tomate picado, mexa bem e tampe a panela para que cozinhe e comece a desmanchar, formando um molho.

Se for acrescentar as azeitonas e ervilhas, é esse o momento. Prove e ajuste o sal, se precisar.

Disponha os filés de sardinha (sem o óleo), formando uma flor. Entre cada filé quebre um ovo. Tempere os ovos com sal e pimenta do reino.

Abaixe o fogo e tampe a panela, deixe sua frigideira portuguesa cozinhar até o ponto da sua preferência (5 minutos para ovos moles).

Polvilhe com as folhas de salsinha, apague o fogo e deixe a panela descansar por 2 minutos tampada antes de servir.

Esta quantidade serve bem entre 2 e 4 pessoas, dependendo da fome. Se quiser, acompanhe a frigideira portuguesa com fatias de pão ou arroz.

 

A sardinha enlatada é um excelente quebra-galhos prático para quem quer manter uma alimentação saudável e equilibrada, na ausência do peixe fresco. Apesar de ser bem barata, mesmo a sardinha em lata tem concentração de cálcio mais alta que o leite (que mantém os ossos saudáveis) e Ômega 3, uma espécie de gordura super benéfica que ajuda a diminuir as consequências dos processos inflamatórios do nosso corpo prevenindo problemas principalmente cardíacos, intestinais e nas articulações. Ou seja: além de ser gostosa e econômica, ainda faz bem e dura bastante na despensa. É um alimento processado, porém ainda alimento, e não ultraprocessado uma vez que não recebe aditivos químicos em seu preparo. Resumindo, não deve ser a base da alimentação, mas é infinitamente melhor comer um prato feito com essa sardinha do que optar pelo macarrão instantâneo ou por uma lasanha congelada. O único cuidado é sempre preferir a sardinha em óleo ou azeite e descartá-lo antes do preparo, pois ele acaba absorvendo os metais pesados. Na foto, a deliciosa frigideira portuguesa com ovos e sardinhas cozidos no molho de tomate (vejam a preparação nas fotos anteriores).

Uma publicação compartilhada por Receitas rápidas e fáceis (@cozinhandopara2ou1) em

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram