Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Sanduíches / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Burger vegano de cogumelo grelhado

Burger vegano de cogumelo grelhado

Em vez de seguir dietas restritivas e que deixam a gente ou deprimido ou fixado em devorar justamente o item proibido, eu tenho buscado cada vez mais variar as minhas escolhas.

Durante a semana almoço no refeitório da empresa em que trabalho e lá geralmente tenho excelentes opções: um buffet frio com folhas, vegetais e leguminosas/grãos ou alguma coisinha diferente (brusquetas, homus, guacamole, mini pizza de berinjela, torta de legumes ou bolinhos de arroz assados — quase sempre às sextas-feiras); arroz branco, arroz integral e feijão (que as vezes é branco e outras, preto); legumes cozidos ou alguma preparação com eles; e finalmente duas proteínas animais diferentes (bovina, suína, de frango, de peixe, com ovos). Com esse cardápio super caprichado, tenho conseguido montar pratos bem equilibrados e variados (e leves).

Então, no fim de semana, procuro colocar a criatividade em prática para inventar combinações interessantes. Dia desses encontrei belos cogumelos Portobello e não resisti. Trouxe para casa sem nem pensar em possibilidades de usá-los. Estavam tão lindos que resolvi deixá-los inteiros, preservar sua beleza.

Olhei, olhei e visualizei um sanduíche caprichado. Queria um pão rústico bem diferente mas o que tinha era pão de hambúrguer. Plin! Por que não usar o belíssimo Portobello no lugar do burger?

Pois foi o que fiz e ficou simplesmente maravilhoso. Muito mais que uma receita propriamente dita, esta é uma dica bem legal para quem está disposto a descobrir novos sabores e possibilidades na cozinha.

Burger vegano de cogumelo grelhado

1 cogumelo Portobello grande
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
1 pão de hambúrguer
Fatias de tomate
Folhas de alface
Maionese
Ou os complementos que preferir

Limpe bem o cogumelo com papel toalha (não lave pois isso o deixará empapado). Faça dois cortes superficiais formando uma cruz no centro do cogumelo.

Aqueça uma frigideira e unte-a com um fiozinho de azeite. Coloque o cogumelo com a superfície virada para baixo e deixe cozinhar por uns 3 minutinhos. Tempere com sal e pimenta do reino a vontade.

Vire o cogumelo e tempere também o outro lado com sal e pimenta. Deixe cozinhar por mais 3 minutinhos.

Enquanto isso, corte o pão e passe um pouco de maionese nas duas partes. Se for usar, arrume a alface e o tomate sobre a parte de baixo do pão.

Retire o cogumelo da frigideira e recheie o pão. Sirva com os complementos de sua preferência.

Estas quantidades rendem 1 sanduíche.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram