Você está aqui:  / Acompanhamentos / Entradas e petiscos / Potato skins (barquinhas de batata com queijo e bacon)

Potato skins (barquinhas de batata com queijo e bacon)

Ah, as comidinhas, essas porções que a gente come sem compromisso, muitas vezes com as mãos mesmo, são as minhas preferidas. Minha mãe muitas vezes chama de “porcaria” e eu sempre faço careta para esse nome. Podem ser deliciosamente calóricas como esta receita de Potato skins, tradicionalmente americana, mas na maioria das vezes as minhas escolhas têm calorias reduzidas.

É aquela velha história do equilíbrio, lembra? A gente baseia nossas escolhas em alimentos mais leves, nutritivos e saudáveis no dia a dia. Aí, de vez em quando, comer uma delícia dessa, com moderação, deixa a gente feliz e não vai fazer mal. Sem contar que, se a gente escolher ingredientes de qualidade e que a gente sabe a origem, tudo fica ainda menos pior (sabe como é, né?).

Essas Potato skins eu fiz para receber uns amigos em casa e complementaram uma mesa composta por Cogumelos à Bulhão Pato, Casca de banana louca (“carne louca” vegana), Patê de cebolas caramelizadasCanapés superlight de salmão defumado no pepino, acompanhados por torradinhas.

Potato skins (barquinhas de batata com queijo e bacon)

Para cada batata:
1 batata media (preferencialmente da Asterix, com casca rosa)
2 a 3 colheres de sopa de queijo ralado (cheddar, provolone, parmesão etc.)
1 colher de sopa de bacon em cubos e frito (crocante)
Sour cream e cebolinha picadinha para servir
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Lave bem a batata com uma escovinha para tirar qualquer resíduo. Enxugue com um pano de prato limpo.

Com um garfo, fure a superfície da batata umas 4 ou 5 vezes. Arrume-a, inteira, em uma assadeira e leve ao forno preaquecido em 180°C até que esteja macia (o tempo vai depender do seu forno e pode variar de acordo com o tamanho da batata, mas deve levar entre 40 e 60 minutos). Use um garfo ou palitinho para sentir se está mesmo macia antes de tirar a assadeira do forno. Aproveite e suba a temperatura para 250°C.

Com a ajuda de um pano de prato dobrado, segure a batata e faça um corte, com uma faca de serra, no sentido do comprimento, formando duas barquinhas. Com cuidado, use uma colher para retirar a polpa da batata, deixando uma casca de mais ou menos 1 centímetro. (Reserve a polpa da batata para fazer um purê, por exemplo.)

Coloque novamente as cascas de batata em uma assadeira e tempere com um fiozinho de azeite, sal e pimenta do reino. Recheie as batatas com o queijo é o bacon por cima. Retorne ao forno por cerca de 5 minutos, apenas para começar a derreter o queijo.

Sirva em seguida suas potato skins, com colheradas de sour cream e cebolinha salpicada por cima.

Sugiro calcular 1 batata por pessoa como entradinha ou acompanhamento.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • António Albuquerque

    /

    Bom aspecto

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram