Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Saladas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Carpaccio de abobrinha

Carpaccio de abobrinha

Não é segredo que sou super fã de saladas e também que adoro descobrir novas formas de servir os ingredientes de sempre. Este carpaccio de abobrinha junta as duas coisas: é um jeito super especial de servir a abobrinha — que até algum tempo não era muito minha amiga.

É uma saladinha leve e que mistura sabores e texturas interessantes, montando um prato bonito e super saudável, além de delicioso. Pode ser servido como uma salada mesmo, uma entradinha antes da refeição, ou como um petisco para acompanhar o happy hour leve. Para mim, é uma ótima opção de jantar light (para complementar a refeição, é só juntar umas torradinhas ou um pão sírio tostadinho que está resolvida).

Aproveite os últimos dias mais quentes de verão para experimentar esta delícia!

Carpaccio de abobrinha

1 abobrinha italiana pequena mas grossa
1 limão espremido
1/2 laranja espremida (usei da Lima, mais docinha)
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de mostarda
Nozes picadas
Pimenta rosa para enfeitar
Folhas de baby rúcula para servir
Sal e pimenta do reino a vontade

Lave bem a abobrinha e corte fatias bem finas (pode ser com uma faca bem afiada ou um mandolin). Arrume as fatias em dois pratos.

Dica: eu prefiro que o meu carpaccio de abobrinha fique bem crocante, então deixo ela crua. Se preferir, você pode colocar as fatias em uma tigela ou bacia e cobri-las com água fervente (borbulhando mesmo). Deixe cozinhar por 5 minutos e depois enxague com água bem gelada para parar o cozimento. Depois é só escorrer bem e continuar a receita.

No centro das abobrinhas, coloque um montinho de folhas de baby rúcula para enfeitar e também complementar o prato. Por cima, distribua as nozes picadas e a pimenta rosa. Tempere com um pouquinho de pimenta do reino moída na hora.

Em um pote com tampa que veda bem, coloque o caldo de limão e da laranja, o azeite, a mostarda e uma pitadinha de sal. Tampe e chacoalhe bem até ficar um molho homogêneo.

Você pode guardar os pratos com o carpaccio de abobrinha e o pote de molho na geladeira até a hora de servir. Não tempere a abobrinha com muita antecedência pois ela ficará molenga.

Pouco antes de servir, chacoalhe novamente o molho e distribua sobre o carpaccio de abobrinha.

Estas quantidades servem duas pessoas como uma refeição leve (se quiser, acompanhe de torradinhas ou uma fatia de pão) ou entrada.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • Chef em Casa Receitas

    /

    Adorei essa sua receita!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram