Você está aqui:  / Carnes / Congelados / Entradas e petiscos / Almôndegas de porco à oriental

Almôndegas de porco à oriental

Não ter medo de experimentar comidas diferentes me proporciona descobrir sabores e combinações interessantes que vou guardando na minha memória. Elas servem como um arquivo de experiências agradáveis que eu consulto quando quero preparar pratos que fogem do tradicional que a gente está acostumado a consumir no dia a dia (ou seja: sempre!).

Dia desses comprei um pouco de carne de porco com um preço super bom sem nem pensar no que faria com ela. Chegando em casa, comecei a pensar nas possibilidades e lembrei de umas almôndegas de porco à oriental que comi em um bar e fui resgatando do meu arquivo mental todos os sabores. Para facilitar o trabalho, lembrei da receita de Almôndegas de porco da Francinha Cooks e fui lá dar uma olhada.

Ela serviu de base, com as adaptações de sabores de que eu me lembrava: gengibre, pimenta dedo de moça, coentro, leite de coco… não sei se consegui me recordar de todos os detalhes, mas preciso confessar que as minhas almôndegas de porco à oriental ficaram ainda melhores que aquelas. Para completar, preparei arroz japonês, um sunomono de pepino e limão.

Refeição caprichada mas super simples de preparar. Banquete que fica pronto em menos de meia hora!

Almôndegas de porco à oriental

350g. de carne de porco (lombo, pernil desossado, costela desossada, paleta)
50g. de bacon
1 cebola roxa pequena
3 dentes de alho
1 colher de sopa de gengibre ralado
1/2 pimenta dedo de moça
1 punhado de coentro fresco
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 a 3 colheres de sopa de farelo de aveia ou aveia em flocos
100ml. de leite de coco
1 colher de chá de sal
Azeite e manteiga para fritar
Sal e pimenta do reino a vontade

Para esta receita, recomendo que você use um processador de alimentos. Caso não tenha, use uma faca bem afiada para picar bem os ingredientes.

Comece cortando grosseiramente os ingredientes. Coloque a cebola roxa, o alho e o sal no processador de alimentos e bata até estarem bem pequenos. Junte o bacon e a carne de porco (eu usei pernil desossado) e processe até obter uma mistura homogênea.

Adicione, então, o gengibre, a pimenta, o coentro e o leite de coco. Bata novamente até integrar tudo muito bem. Por fim, coloque a farinha de trigo e 2 colheres de aveia. Misture e, se a massa ainda estiver muito grudenta, junte a última colher de aveia.

Você pode deixar a massa na geladeira por meia hora para que fique mais firme, mas eu não esperei este tempo. Unte as mãos com gotinhas de azeite, forme as bolinhas com a massa e coloque em um prato ou assadeira.

Aqueça uma frigideira com uma colher de manteiga e outra de azeite. Quando derreter, coloque 5 ou 6 almôndegas por vez até dourar bem os dois lados, cerca de 10 minutos. Sirva suas almôndegas de porco à oriental em seguida.

Eu acompanhei de arroz japonês (gohan), sunomono (saladinha oriental de pepino), umas folhinhas de coentro fresco, gergelim e limão para espremer sobre as almôndegas na hora de comer.

Estas quantidades servem entre duas e três porções, dependendo dos acompanhamentos. Se sobrar, congele as almôndegas antes de grelhar por até 3 meses. Para consumir, deixe descongelando na geladeira de um dia para o outro e prepare conforme as orientações acima.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

  • Val

    /

    Luciana sou muito sua fã.Adoro suas receitas e dicas.Uso suas sugestões em todas ocasiões tem dado super certo. Obrigada.

  • Valdelina marins

    /

    Luciana sou sua fã. Aptoveito suas receitas e dicas em todas ocasiões. Tem dado super certo. Obrigada.

  • Dalva Herzeg

    /

    Também sou aquariana e gosto de experimentar pratos diferentes! Sair da mesmice, e descobrir novos sabores!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram