Você está aqui:  / Acompanhamentos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Lentilhas à moda indiana (Masoor dahl)

Lentilhas à moda indiana (Masoor dahl)

Dahl é um prato super tradicional na culinária indiana. É como se fosse o nosso feijão, para acompanhar o arroz de todos os dias, só que preparado com os mais diversos grãos. Já publiquei uma versão preparada com grãos de bico, que é uma das minhas preferidas, e agora chegou a vez destas Lentilhas à moda indiana, ou Masoor dahl (no idioma local).

Neste caso, as lentilhas são acrescentadas a um refogado aromático feito com diversas especiarias, que dão o tom indiano ao prato. Um pouco de tomate e água, para combinar todos os sabores e, depois de cerca de 20 a 25 minutos, a refeição está pronta.

É um cozido delicioso e super rico, que fica ótimo servido apenas com um arrozinho branco básico, mas que também combina com qualquer legume refogado e fica excelente com uma boa colherada de iogurte natural. Uma dica para variar o cardápio da semana sem muito trabalho.

Lentilhas à moda indiana (Masoor dahl)

1 colher de sopa de óleo de coco (ou azeite)
2 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 colher de chá de páprica defumada
1 colher de chá de cominho em pó
2 colheres de chá de açafrão da terra
1/2 colher de chá de pimenta cayena
1/2 colher de chá de curry em pó
1 pitada de pimenta calabresa desidratada
2 cravos da índia
1 pedacinho de canela em pau
1 folha de louro
2 xícaras de lentilhas vermelhas
1/2 lata de tomate pelado picado
3 xícaras de água
Coentro fresco
Sal e pimenta do reino a vontade

Coloque as lentilhas de molho em água suficiente para cobri-las e deixe de molho por pelo menos 1 hora.

Em uma panela, aqueça o óleo de coco e refogue o alho com o gengibre. Quando começar a dourar, adicione as especiarias (se não tiver todas, use as de sua preferência) e deixe fritar por mais ou menos uns 2 minutinhos.

Depois disso, adicione a lentilha, o tomate pelado e a água. Misture bem e deixe ferver por 20 a 25 minutos — se preferir as lentilhas mais macias, deixe por mais tempo.

Retire a folha de louro, os cravos e a canela e sirva as lentilhas à moda indiana em seguida ainda bem quente com as folhas de coentro. Eu servi com arroz 7 grãos, abobrinhas refogadas com alho e ervas finas, e iogurte caseiro.

Esta quantidade rende duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram