Você está aqui:  / Aves / Bobó de frango

Bobó de frango

Bobó de camarão é um clássico da culinária nacional. Mas brasileiro é tão criativo que, na falta dos camarões, dá um jeitinho e adapta a receita com frango mesmo — bem do jeito que eu gosto.

Um prato super reconfortante, com cara de comida de mãe ou de vó. Feito com ingredientes simples e super acessíveis, é uma opção interessante para fugir do básico do dia a dia e variar o cardápio.

Apesar da longa lista de itens necessários para fazê-lo, a combinação de sabores é incrível. Com certeza vale a pena picar esse tanto de coisa para chegar a este resultado.

Agora só falta você colocar esta dica na sua listinha de receitas a serem testadas. Em breve, espero eu. 🙂

Bobó de frango

250g. de mandioca
250g. de peito de frango em cubos
1/2 limão espremido
1 cebola em cubinhos
1 dente de alho bem picadinho ou amassado
1 pimenta dedo de moça picadinha
1/2 pimentão vermelho em cubinhos
1 tomate em cubinhos
1/2 xícara de leite de coco
1 colher de sopa de azeite de dendê
1 punhado de folhas de coentro
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Lave bem, descasque e corte a mandioca em pedaços não muito grandes. Coloque em uma panela de pressão ou panela normal, cubra com água e cozinhe em fogo médio até que esteja macia (cerca de 20 minutos na pressão, uns 45 minutos na panela normal).

Tempere o frango com o limão, uma pitada de sal e outra de pimenta do reino e reserve.

Aqueça uma panela com um fio de azeite e coloque a cebola para refogar. Quando estiver transparente, junte o alho e a pimenta e deixe refogar por mais uns 3 minutinhos.

Acrescente o frango e deixe dourar todos os lados. Coloque então na panela o pimentão, o tomate, o leite de coco e o azeite de dendê. Deixe cozinhar até os legumes ficarem macios.

Após o cozimento da mandioca, escorra e reserve a água do cozimento. Coloque a mandioca no liquidificador com 1 xícara da água do cozimento e bata até ter um creme liso. Adicione este creme à panela e misture bem. Prove e tempere com sal a gosto.

Desligue o fogo, junte as folhas de coentro e sirva o bobó de frango em seguida.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram