Você está aqui:  / Massas e molhos / Reaproveitamentos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegetais / Vegetariana / Nhoque de sobras de arroz (sem glúten)

Nhoque de sobras de arroz (sem glúten)

Qual geladeira nunca teve um pote com sobras de arroz, não é mesmo? Até eu, que estou acostumada a evitar ao máximo os restos de comida, de vez em quando me encontro nessa situação. É o pior é que eu sou chata e não suporto arroz requentado!

Nessas ocasiões, apelo para as receitinhas mágicas de reaproveitamento e, entre minhas preferidas, estão a Torta com massa de arroz e as Panquecas com massa de arroz. Principalmente porque elas mudam totalmente a cara do “restô de ontê”, então chego até a esquecer a origem do prato. Mas, desta vez, resolvi arriscar uma preparação um tanto mais audaciosa e transformar as sobras em nhoque de arroz!

Minha mãe acompanhou a saga desde o início e zombou da minha cara porque era óbvio que não ia dar certo. Meu pai torceu o nariz antes mesmo de eu começar a fazer a massa. Mas como sou brasileira e não desisto nunca, segui em frente, firme e forte.

O resultado foi um nhoque de arroz super levinho e macio, que todo mundo adorou — e quase deu briga porque não sobrou nada!

Ou seja: objetivo alcançado com louvor e mais uma excelente receita para reaproveitar sobras de arroz.

Nhoque de arroz (sem glúten)

1 xícara de arroz cozido (sobras – pode ser o integral)
1/2 xícara de leite ou de água
1 ovo
1/2 de xícara de farinha de arroz (ou de trigo, caso não tenha problemas com glúten)
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (opcional)

Coloque no liquidificador o leite ou água, o ovo, o arroz, metade da farinha de arroz (ou de trigo) e o queijo ralado. Bata bem até obter um creme homogêneo.

Despeje este creme em uma panela e leve ao fogo médio, sem parar de mexer, até engrossar e formar uma massa que desgruda do fundo da panela, como brigadeiro.

Polvilhe a pia ou uma superfície lisa e limpa com um pouquinho de farinha e coloque a massa cozida. Espere esfriar até que consiga trabalhar com as mãos.

Aos poucos, polvilhe o restante da farinha sobre um pedaço da massa e vá enrolando para formar uma tira. A massa ainda vai estar grudenta mas é importante não adicionar muita farinha para que o nhoque de arroz não fique pesado. Corte pedaços com uma faca para fazer os nhoques.

Em uma panela grande, ferva bastante água. Coloque um fio de azeite, 1 colher de sopa de sal e espere ferver de novo. Mergulhe cerca de 10 a 15 nhoques para cozinhar. Quando subirem à superfície da água, retire-os com uma escumadeira e escorra-os bem. Repita até cozinhar todos os nhoques.

Sirva o nhoque de arroz com seu molho preferido. Eu servi com o Molho à bolonhesa fake (vegano, sem carne e sem soja).

Estas quantidades servem bem duas porções de nhoque de arroz.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

  • Ilana Moscavitch

    /

    Oiiii,

    Fiz o nhoque hoje mas com farinha de amêndoas (era o que eu tinha em casa e não como trigo por causa da dieta paleo que eu faço)… achei bem interessante o sabor mas colocaria mais um ovo para a massa ficar bem juntinha, o que acha? Quando eu juntei as bolinhas com o molho de creme de leite com cogumelos fiquei com medo delas se desfazerem….

    Sera meu almoco de amanha! Depois conto mais detalhes!

    Beijos

  • Luciana Carpinelli

    /

    Ilana, não tenho muita intimidade com a farinha de amêndoas, mas eu suspeito que por ela ter mais gordura do que a de trigo, isso pode ter alterado a textura da sua massa. Se você colocar um ovo a mais, vai precisar de mais farinha. É por isso que sugeri usar outra farinha de algum grão, pois são mais sequinhas. Talvez a solução seria usar mais arroz na sua massa, para que ela ficasse um pouquinho mais firme.
    Beijo e volte sempre 🙂

  • Carla

    /

    Adorei, Lu! Aqui em casa sempre sobra arroz, ctz q vou por na lista de receitas pra testar!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram