Você está aqui:  / Arroz e Risotos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegetariana / Risoto de abóbora (3 minutos na panela de pressão)

Risoto de abóbora (3 minutos na panela de pressão)

Risoto de abóbora: olha que ideia mais legal!

Eu amo abóbora porque é super barata. Mas amo também porque é fácil de usar, versátil, fica sempre uma delícia e sacia de verdade mesmo sendo pouco calórica e super nutritiva. Na minha cozinha ela aparece muito na versão assada (minha preferida) mas também em purês e sopas. Só que justo eu, que sou louca por risotos, nunca tinha pensado em preparar justamente um risoto de abóbora.

Também nunca tinha achado válida a ideia de preparar risoto na panela de pressão. Pode até não parecer, mas eu sou meio caxias para algumas coisas e, para mim, o método tradicional italiano de preparar o risoto é tão irretocável que parecia quase que um pecado não segui-lo. Mas a gente evolui e aprende que não existem verdades absolutas no mundo e que sempre é possível tentar novas possibilidades.

A abóbora neste risoto me convenceu a testar essa nova forma de preparo. E, apesar de me sentir culpada por não utilizar o método original, adorei descobrir uma alternativa — e muito mais prática e rápida! — para preparar um dos meus pratos preferidos da vida.

Sabe o que é melhor? Dá para preparar um jantarzinho caprichado com comida de verdade em três minutos (mesmo tempo daquele macarrão instantâneo cheio de aditivos químicos). A abóbora era sobra do almoço do dia anterior que foi assada para um pote na geladeira. Enquanto separava a cenoura e o salsão congelados (já picadinhos) e começava o refogado, esquentei os cubos de abóbora já macios no forno. E, quando os minutos do cozimento terminaram, estava tudo pronto para ir ao prato. Mais perfeito, impossível!

Amei esse risoto de abóbora? Amei, sem dúvidas. Mais uma receita com memória da Rita Lobo.

Risoto de abóbora (3 minutos na panela de pressão)

Para a abóbora assada com sálvia:
300g. de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos
2 ramos de sálvia
3 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a vontade

Para o risoto na panela de pressão:
3/4 de xícara de arroz arbório ou carnarolli
1/2 cebola
1/2 cenoura
1 talo de salsão com as folhas
1/4 de xícara de vinho branco
2 xícaras de água
1 folha de louro
2 cravos da índia
1 colher de sopa de azeite
1/4 de xícara de queijo parmesão ralado fino
1 colher de sopa de manteiga
Noz-moscada ralada na hora
Sal e pimenta do reino moída a vontade

Preaqueça o forno a 240 °C.

Em uma assadeira grande, junte os cubos de abóbora, os dentes de alho descascados e as folhas de sálvia. Regue com o azeite e tempere com sal e pimenta do reino moída, misturando bem para envolver todos os pedaços com o azeite.

Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até a abóbora ficar dourada – na metade do tempo, vire os cubos para dourar por igual. Enquanto isso, aproveite para fazer o pré-preparo do risoto.

Descasque e corte a cebola ao meio. Numa das partes, prenda a folha de louro, espetando com os cravos e pique fino a outra parte. Lave, descasque e passe a cenoura na parte fina do ralador. Lave o salsão, reserve uma folha e pique o talo em cubinhos.

Leve ao fogo médio uma panela de pressão sem a tampa. Quando aquecer, regue com 1/2 colher de azeite e adicione a cebola picada. Tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte a cenoura e o salsão e refogue por mais 2 minutos.

Regue com mais 1/2 colher de azeite, adicione o arroz e misture bem para envolver todos os grãos com o azeite. Regue com o vinho e mexa até secar. Junte a água, a folha de salsão e a cebola cravejada. Tempere com sal e pimenta, misture bem, tampe a panela e aumente o fogo para alto.

Assim que começar a sair vapor pela válvula, conte 3 minutos – nem mais nem menos, esse é o tempo exato para o risoto ficar no ponto. Desligue o fogo imediatamente e, com um garfo, levante a válvula para tirar a pressão.

Depois que todo o vapor sair, abra a tampa da panela. Retire e descarte a folha de salsão e a cebola cravejada. Acrescente a manteiga, o queijo parmesão ralado e metade da abóbora assada. Tempere com noz-moscada a gosto e misture bem.

Transfira o risoto para os pratos e sirva com o restante da abóbora assada e lascas de parmesão a gosto.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • A. Costa

    /

    Olá! Adorei a receita, fiquei apenas com uma dúvida, a água usada é de temperatura ambiente ou deve estar quente para ser colocada na panela?
    Um abraço,
    Ariane

  • Luciana Carpinelli

    /

    Ariane, a água entra em temperatura ambiente mesmo.
    Pode experimentar que fica simplesmente uma delícia!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram