Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Marmita / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegetais / Vegetariana / Trouxinhas de abobrinha com ricota e espinafre

Trouxinhas de abobrinha com ricota e espinafre

Faz pouco tempo que descobri que gosto de abobrinha. Foi só depois que comecei a preparar receitas diferentes com os ingredientes de sempre que entendi que eu não gostava da abobrinha refogadinha que eu cresci comendo a força na casa da minha vó, mas que poderia gostar dela em outro tipo de preparação.

Mas isso só aconteceu porque eu tive coragem de experimentar, de me aventurar por outros sabores e finalmente me apaixonar pelo legume para o qual eu fiz tantas caretas. Quanto tempo perdido!

Hoje, abobrinha é uma opção super válida para mim, principalmente substituindo a massa no Espaguete de abobrinha ou na Salada de abobrinha marinada, minhas receitas preferidas com ela. Pensando em variar um pouquinho mais, lembrei do Rondelle de berinjela e mudei o formato, fazendo as trouxinhas de abobrinha.

No fim, a abobrinha ficou tão macia e tão levinha que parecia até uma panquequinha, bem suave. Amei amei amei. Uma delícia super fácil de fazer que já entrou para a lista das receitas preferidas com abobrinha. (Mais uma! 😉 )

Trouxinhas de abobrinha com ricota e espinafre

1 abobrinha grande/grossa
1 dente de alho bem picadinho
3 colheres de sopa de espinafre (usei Espinafre congelado em casa)
1/2 xícara de ricota fresca (eu uso sempre a Ricota caseira)
1/4 de xícara de ricota defumada (opcional)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
1 xícara de molho de tomate (preferencialmente caseiro)
Queijo parmesão ralado para gratinar

Lave bem a abobrinha e descasque-a. Com um descascador de vegetais ou um mandolin, corte 24 fatias finas no sentido do comprimento. Reserve. (O restante da abobrinha você pode usar para outra receita ou então cortar em cubos e congelar dentro de um saquinho plástico.)

Aqueça um fio de azeite em uma frigideira e refogue o alho sem deixar dourar. Coloque o espinafre (que pode ir direto do congelador) e deixe murchar. Junte em uma tigela com a ricota e tempere com sal e pimenta do reino. Misture bem.

Divida o recheio em 6 partes iguais. Estique duas tiras de abobrinha e depois mais duas formando uma cruz. Coloque o recheio no centro, dobrando as tiras para formar uma trouxinha de abobrinha. Repita até o fim dos ingredientes.

Cubra com o molho de tomate o fundo de um refratário que possa ir ao forno e arrume as trouxinhas de abobrinha sobre ele. Salpique um pouco de queijo ralado e mais um pouquinho de molho por cima. Leve ao forno preaquecido em 220ºC até o queijo começar a dourar (cerca de 15 a 20 minutos). A abobrinha deve cozinhar nesse tempo.

Sirva em seguida. Estas quantidades servem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • Carolina dos Santos Soares

    /

    delicioso <3

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram